Finalmente, a onda de calor intenso terá fim em Mato Grosso do Sul na próxima semana. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) ainda prevê a atuação de uma massa de ar seco, que deve inibir a formação de chuvas significativas para grande parte do Estado.
O fim de semana ainda será de altas temperaturas, com máximas entre 32 e 35°C, aliadas à baixa umidade relativa do ar entre 25 e 45%. Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de uma alta pressão atmosférica. Este sistema meteorológico continua favorecendo o bloqueio atmosférico sobre o centro do país, inibindo a formação de nuvens e chuvas.
Entre a sexta-feira (10) e domingo (12), estão previstas mínimas de 19 a 22°C e máximas de 31 a 35°C para as regiões sul, sudeste e leste. Nas regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 19 e 25°C e máximas entre 32 e 35°C. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 18 e 21°C e máximas entre 32 e 35°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21 e 23°C e máximas entre 31 e 34°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Entre segunda (13) e terça-feira (14), acontecerá a mudança no tempo com a aproximação e o avanço de uma frente fria. Tal avanço favorece aumento de nebulosidade e, com baixa probabilidade, pode ocorrer pancadas de chuvas nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.
“O grande destaque e o impacto da passagem deste sistema meteorológico pelo Estado é que com o avanço da massa de ar frio e seco irá favorecer a queda nas temperaturas, com valores entre 10 e 13°C, principalmente na região sul”, descreve a previsão.
A partir da terça-feira, o ar frio irá avançar para as outras regiões do Estado, sendo previstas mínimas entre 14 e 17°C em Campo Grande. Nas regiões sul, sudoeste e sudeste, mínimas entre 10 e 14°C e, pontualmente, podem ocorrer valores abaixo de 10°C. Na região pantaneira esperam-se mínimas entre 14 e 17°C. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 14 e 18°C e máximas entre 32 e 35°C.
Ausência de chuvas
Apesar do ameno na sensação térmica, a atuação de uma massa de ar seco não é animadora para aumentar a umidade relativa do ar e formação de nuvens. Entre esta quinta-feira (9) e dia 17 de maio, chuvas não estão previstas.
Já entre os dias 17 e 25 de maio são esperados acumulados de chuvas entre 20-50 mm, com destaque nas regiões sul, sudeste e leste do Estado.
Fonte: Jornal Midiamax