Um jovem indígena de 16 anos foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (23), após um acidente de moto na região de Antônio João (MS). Ele pilotava uma motocicleta com mais dois adolescentes na garupa, quando perdeu o controle da direção e caiu. O acidente ocorreu próximo à área de conflito, onde outro indígena foi morto na quinta-feira (19).
Conforme o relato dos amigos do jovem à polícia, após ingerirem bebidas alcoólicas, os três decidiram ir para a cidade de Antônio João participar de uma festa, todos na mesma motocicleta.
No trecho entre Antônio João e Bela Vista, o adolescente que conduzia a moto perdeu o controle da direção e os três ocupantes caíram. Ele morreu antes mesmo da chegada do socorro, e os amigos retornaram a pé para a aldeia para pedir ajuda.
A Polícia Militar foi acionada pelos indígenas e compareceu ao local, juntamente com a Polícia Civil e a Polícia Científica, para realizar a perícia.
Conforme o delegado Ítalo Teixeira, a perícia recolheu amostras de sangue do adolescente para verificar se ele havia ingerido bebida alcoólica.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os indígenas contestam a versão policial. Eles afirmam que o jovem apresentava um ferimento na cabeça e perfuração abaixo de uma orelha. Eles pedem investigação federal.
Em nota, a assessoria de imprensa da PM que atendeu a ocorrência informou que “conforme informações das equipes que atenderam a ocorrência, tratou-se de um incidente de trânsito local, no KM 37 da rodovia MS 384, sem envolvimento com as ocorrências anteriores da região, que está sendo investigado pela Polícia Civil”.
Além das informações sobre a perfuração, também circularam nos grupos informações de que o indígena poderia ter sido atropelado por uma caminhonete. O delegado respondeu que, “nenhum elemento de informação apurado até o momento conduz a informação para esse sentido”
Fonte: G1 MS