Boletim mensal divulgado nesta semana pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforça que agosto foi um mês de extremos em Mato Grosso do Sul, como já havia mostrado relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) ao destacar a variação de -0,7ºC a 39ºC entre as temperaturas registradas em diferentes municípios e datas do período de 31 dias analisado.
Na análise do Inmet, Dourados aparece com recorde diário de chuva registrado em 4 de agosto deste ano, quando houve queda de árvore e destelhamento de casas. O volume acumulado foi de 53 mm em 24 horas, superando o acumulado de 45,6 mm de precipitação registrado em agosto de 2009 no município, até então o mais expressivo.
O instituto também citou grandes volumes de chuva registrados em Sete Quedas (46,8 mm) e Itaquiraí (46,4 mm), em contraste com o restante do Estado, onde predominaram acumulados inferiores a 40 mm.
Os valores diários de chuva de Dourados, Sete Quedas e Itaquiraí foram os maiores de agosto em todo o Centro-Oeste, diz também o boletim.

Anomalias
O boletim mais recente afirma que houve “anomalias negativas intensas” com mínimas até 6ºC abaixo da média nas temperaturas dos estados da região Sul do Brasil, atingindo também o Sudeste e o Centro-Oeste, incluindo todo o Mato Grosso do Sul.
Rio Brilhante foi a cidade mais fria no período no Estado. Os termômetros marcaram -0,7ºC em 10 de agosto.
Matéria: Campo Grande News