Em comemoração ao Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste por meio da Casa Rosa está realizando uma série de ações com uma programação interna voltada para gestantes e lactantes com o objetivo de estimular a amamentação.
Durante a semana, em datas específicas, a unidade tem promovido rodas de conversa e pequenas palestras orientativas com a equipe da Casa Rosa e os médicos que atendem no local, Dra. Leda Paes, fonoaudióloga e Dr. Gilbert Mairink, pediatra. A iniciativa busca conscientizar sobre o aleitamento, reforçando os benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a mãe e trazendo os mitos e verdades sobre o tema.
De acordo com Dra. Leda, é fundamental que informações sobre o aleitamento e sua importância sejam levadas às mulheres, fortalecendo a rede de proteção e apoio à amamentação. “Falar sobre a amamentação é extremamente necessário, precisamos incentivar esse ato de amor. É ela que assegura proteção à saúde dos bebês, assim como fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho”, informou. Ela completou destacando ainda que o leite materno é o alimento mais completo para as crianças.
“O leite materno sacia a fome e é a forma de proteção mais eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças, principalmente, de infecções e alergias”, disse Leda. Ela explicou que é fundamental que a criança receba o leite materno como única fonte de alimentação até os 6 primeiros meses de vida.
A coordenadora da Casa Rosa, Arilene Rosa, informou que as ações continuarão acontecendo para as mulheres que passam por atendimento na unidade. “Estamos constantemente trabalhando para levar mais conhecimento para nossa comunidade. Neste mês de agosto, as mães são recepcionadas por nossa equipe com um café e são convidadas para participar desse bate-papo, onde podem trocar experiências e tirar dúvidas sobre o aleitamento”, disse. “Esse contato frequente que temos aqui com as mulheres durante o pré-natal é uma oportunidade única para a promoção do aleitamento materno”, finalizou.
“A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também escolheu agosto como Mês do Aleitamento Materno”.