Aleitamento materno: Como incentivo à amamentação, Saúde realiza ações em alusão a Campanha Agosto Dourado

O mês de agosto, além de ser lembrando como um mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, é dedicado a uma outra ação muito importante – o incentivo à amamentação. A Campanha Agosto Dourado busca alertar a população sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento dos bebês em seus primeiros anos de vida. A cor dourada utilizada na Campanha está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Em alusão ao Agosto Dourado e para reforçar a importância da amamentação, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste preparou uma série de oficinas e palestras que já estão acontecendo em todas as unidades de saúde da cidade para as futuras mamães e as puérperas. Além de explicar sobre o aleitamento e os seus benefícios, as mulheres participantes também recebem orientações sobre os primeiros meses de vida da criança.

A coordenadora das unidades, Thaís Marocco, explicou que por se tratar de um tema extremamente importante para a vida e desenvolvimento do bebê, as equipes das unidades também estarão reforçando as orientações sobre os principais cuidados e o agendamento dos primeiros exames dos recém-nascidos, como o teste do pezinho e as vacinas programadas no calendário vacinal. “Em todas as unidades estamos reunindo grupos pequenos de gestantes e puérperas para levar essas orientações; é um mês onde nos unimos para promover o ato do aleitamento e os cuidados para as mães e seus bebês”, disse.

Nas unidades, as mães acompanham o posicionamento correto do bebê na amamentação e tiram dúvidas sobre os mitos e as crenças do aleitamento. “É preciso sensibilizar e desmistificar esse ato de amor que fortalece o vínculo mãe-filho, pois o leite materno é a melhor fonte de nutrição para os lactentes e a forma de proteção mais eficiente na redução das taxas de mortalidade infantil em todo o mundo”, comentou. “São nessas rodas de conversa que podemos conhecer as mães e falar sobre a vivencia do aleitamento, o desmame e outros pontos que trabalhem na promoção da saúde da mulher e da criança”, concluiu.

Thaís destacou que as questões voltadas aos recém-nascidos são trabalhadas durante todo o ano pelas equipes das unidades de saúde e ajudam a promover ações voltadas ao crescimento saudável da criança, acompanhando e orientando as famílias.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. A Organização Mundial de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e sua continuidade até os dois anos da criança, quando ela já ingere outros líquidos e alimentos

Notícias semelhantes