A Secretaria de Educação de São Gabriel do Oeste promoveu uma série de ações para impulsionar a aprendizagem dos alunos no período pós-pandemia, com implantação de novas tecnologias no ambiente escolar e, principalmente, com ampliação do atendimento nas Salas de Apoio Pedagógico (SAP).
De acordo com a secretária de Educação, Danielle Emiliani, a pandemia intensificou os desafios que já existiam na Educação, e agora é necessário articular ações para reordenar e impulsionar a aprendizagem dos alunos. “A pandemia trouxe novos desafios para Educação, mas quando falamos em alfabetização o prejuízo foi muito maior. Agora, a busca é por inovação para reduzir o tempo perdido”, destacou.
O projeto da Sala de Apoio Pedagógico surgiu em 2019 com objetivo de oportunizar aos alunos matriculados rede municipal o apoio pedagógico individualizado, com a finalidade de reduzir o fracasso escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem, transtornos funcionais ou em casos de múltiplas repetências.
Silvana Teixeira, coordenadora do Projeto, explica que é fundamental garantir o atendimento individualizado para alunos com dificuldade de aprendizagem, considerando em especial o tempo pedido em decorrência da pandemia. “O trabalho executado de forma individualizada intensifica o processo de aprendizagem de escrita e leitura dos nossos alunos, isso contribui de forma significativa para diminuição do índice de evasão e rotatividade entre as escolas”, comentou.
Atualmente são 6 salas direcionadas ao projeto, atendendo alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental no contraturno nas escolas municipais Nilma Glória Gerace Gazineu, Ênio Carlos Bortolini, Pingo de Gente e Armelindo Tonon.