Ana Beatriz Sanches tem 14 anos e já se destaca com convocações para a Seleção Brasileira de vôlei de praia. Natural de Campo Grande, ela ressaltou que “teve uma emoção a mais” nesta segunda convocação. Isso porque a colega de dupla, Danielly Caputto, também estava na lista.
Elas estão entre os 24 melhores jogadores do País, feminino e masculino, que irão participar do estágio de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ). Os treinamentos estão marcados para acontecer do dia 20 a 29 de janeiro.
“Confesso que nessa segunda vez eu tive uma emoção a mais, fui convocada com a dupla que eu jogo e com a minha treinadora. O que é muito gratificante para qualquer atleta é ver que o seu esforço diário está tendo o tão esperado resultado, e dessa vez não foi diferente. Eu estou muito feliz e agradecida”, disse Ana Beatriz sobre a convocação.
O pai de Ana, Olímpio Antonio, disse que foi uma alegria muito grande a convocação. “A emoção tomou conta, a família toda festejou. Foi uma alegria que não tem preço e mostrou que estamos no caminho e que todos os esforços valeram a pena”.
Ele destacou que sempre acompanha a filha nas competições quando é possível. “Nas nacionais dividimos a função com a mãe e avós”. Olímpio demonstra gratidão a Deus por ter uma “filhona de ouro”.
Carreira – O contato de Ana Beatriz com o vôlei de quadra começou quando ela tinha 7 anos, em 2015. A história com a modalidade de praia veio dois anos mais tarde e desde então, ela o pratica. Com 1,75 m, ela também se destaca por ser canhota. “Desde bem pequena já observamos o seu talento e a paixão que tinha pelo esporte”, relata o pai, Olímpio.
Em 2022, ela participou de diversas competições. As principais foram as etapas do Brasileiro Sub-17 e Sub-19, JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) de 12 a 14 anos e o CBI (Campeonato Brasileiro Interclubes) Sub-17 e Sub-19. Para 2023, ela pretende disputar novamente o CBI Sub-17 e Sub-19 nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Em relação aos títulos, Ana Beatriz disse que já foi campeã Centro-Oeste Sub-19, campeã Superpraia Sub-19 adulto e campeã brasileira Interclubes Sub-17. Além disso, ela coleciona dois vice-campeonatos nos JEBS e foi campeã de todas as etapas estaduais que disputou.
Com 14 anos, ela opina que a maior dificuldade de um atleta é “consigo mesmo”. “Infelizmente acontecem as derrotas e temos que lidar com isso como forma de aprendizagem”. Outra dificuldade na carreira foi uma lesão no pé direito. “Me limitou de jogar um campeonato 100%, mas agora já me recuperei”.
Ana é estudante e se dedica aos treinos cinco vezes por semana. Mas pretende aumentar a carga neste ano. O próximo compromisso é a apresentação à Seleção Brasileira de vôlei de praia.
Fonte: Campo Grande News