Imagina só estar se refrescando em um dia quente e se deparar com uma visita inesperada. Uma anta fez companhia para banhistas às margens do rio Aquidauana, em Baianópolis, distrito de Corguinho (MS).
Vídeos feitos por moradores, mostram a anta nadando e desfilando, numa boa, entre adultos e crianças.
Nanci Lima, de 70 anos, é moradora da região e diz que a anta é uma velha conhecida dos moradores de Baianópolis.
“Ele é criado aqui, desde pequeno todo mundo conhece o Borel. Ele passeias pelas casas, os moradores dão milho para ele. Ele é bem mansinho”, comenta Nanci.
Sem contato, alerta PMA
A cena é inusitada! Ambientalistas e representantes da Polícia Militar Ambiental (PMA) alertam para interação entre pessoas e animais silvestres.
A capitão da PMA Thamara Moura explica que os animais silvestres podem transmitir doenças. “Alimentar os animais de forma inadequada pode alterar o comportamento das espécies e também provocá-los problemas de saúde”.
“A anta, por exemplo, é um animal muito importante para natureza pois costuma percorrer grandes distâncias, é um dispersor de sementes. Se ela encontra uma oferta mais fácil de comida, ela não procura alimento na natureza por conta própria e isso interfere em todo o ciclo animal”, comenta.
Fonte: G1 MS