Mato Grosso do Sul recebeu, nesta sexta-feira (25), mais de 25 mil doses de vacinas contra Covid-19, do laboratório Moderna. A informação foi confirmada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A previsão é de que as distribuições ocorram a partir de segunda-feira (28).
Conforme informações divulgadas pela SES, o Ministério da Saúde enviou o total de 25.500 doses. Os municípios que estão com estoque zerado poderão retirar as vacinas a partir da próxima segunda-feira (28).
As doses são válidas até fevereiro de 2025. A Secretaria de Saúde do Estado não informou quantas doses serão disponibilizadas para cada um dos municípios.
Desabastecimento
A falta de vacinas contra a Covid-19, tanto adulta quanto pediátrica, nos 79 municípios sul-mato-grossenses foi confirmada nesta semana pela coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger. Contudo, o Ministério de Saúde disse que houve apenas um desabastecimento momentâneo.
O Governo também garantiu que todos os Estados receberiam os imunizante até esta sexta-feira (25) e que, além disso, há previsão para a compra de 69 milhões de doses. A expectativa é de que a nova aquisição possa garantir o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos.
Boletim epidemiológico
Dados do último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (22), revelam que, desde janeiro deste ano, 121 pessoas morreram vítimas de Covid-19, em Mato Grosso do Sul.
O boletim da SES também mostra que o número de confirmações pela doença saltou de 263 para 515 na última semana. Do total de casos confirmados nos últimos dias, a maioria se concentra em Campo Grande, onde foram feitas 470 constatações.
Segundo o boletim da SES, desde o início do ano, Mato Grosso do Sul acumula 12.534 casos confirmados e 121 óbitos por Covid-19.
Fonte: Jornal Midiamax