Aprenda a analisar um imóvel em Campo Grande antes de alugar

Foto: Crédito Pixabay

Alugar um imóvel nunca é uma tarefa simples, é sempre algo que te demandará tempo, pesquisa e muita determinação. E nem deveria ser diferente, pois alugar apartamento em Campo Grande  ou casa, é uma tarefa que definirá muita coisa na sua vida dali para frente, visto que você morará no lugar por um tempo considerável, provavelmente. É importante saber analisar satisfatoriamente o imóvel antes de alugar, porque do contrário você pode se arrepender muito mais para frente. Lembre-se que a sua casa é o lugar onde se deve se sentir seguro, satisfeito e acolhido, ela é o seu porto-seguro. Sendo assim, a nossa equipe preparou esse artigo com dicas para você analisar um imóvel antes de alugar.

Saiba quanto você poderá gastar no aluguel

Antes de iniciar qualquer processo de procura de um imóvel, é preciso saber exatamente o dinheiro que você tem disponível mensalmente. Isso te ajudará a restringir o máximo possível os imóveis dentro da sua real condição. Se isso não for feito, você perderá um tempo precioso visitando imóveis que estão além das suas possibilidades. Veja se o valor do aluguel em Campo Grande proposto, mais as despesas com IPTU e condomínio, não ultrapassarão trinta por cento do seu orçamento. Lembre-se que você e a sua família possuem outras necessidades, e que o aluguel não pode tomar a maior parte do seu dinheiro. Fazendo isso, você agilizará a sua análise de imóveis.

Faça uma vistoria detalhada

Para se precaver de qualquer infortúnio futuro, é necessário realizar uma vistoria no imóvel. Ela identificará como estão as reais condições do imóvel, focando nas imperfeições a olho nu. É importante ficar atento com certos tipos de contratos, que dizem que as casas para alugar em Campo Grande estão em perfeito estado, pois isso além de genérico, pode dar margem para o dono acusar uma série de problemas no imóvel, que já estavam lá antes mesmo do atual inquilino aparecer.

Assim, o aconselhado normalmente, é verificar os furos nas paredes, as condições em que se encontram a pintura, o encanamento, a fiação, riscos nos pisos, problemas nas fechaduras, dentre outros. E é de suma importância que se registre tudo isso em fotos e vídeos de todos os cômodos, atestando assim o estado do imóvel de quando o inquilino assinou o contrato. Todas as fotos e vídeos devem ser guardados até o término do contrato como prova. Pode parecer algo trabalhoso, mas é uma forma de você se sentir confiante e seguro.

Os problemas que comprovadamente foram causados pelo inquilino por mau uso, sejam eles de qualquer natureza, deverão ser consertados por ele quando o contrato acabar. Já aquelas questões que vinham de antes da locação atual, devem ser resolvidas pelo dono do imóvel. Questões internas como encanamento e fiação velhas, que recebem o nome de problemas ocultos, costumam ser identificados com o uso do dia a dia, e por isso devem ser avisados até o fim do prazo final do contrato, que irá variar de uma situação para outra.

Documentação

É preciso uma série de documentos para se alugar um imóvel, e é importante que a pessoa tenha consciência daquilo que irá precisar. Para alugar uma casa, a pessoa deve ser maior de 18 anos, deve mostrar na imobiliária o seu RG e o seu CPF, além dos seus comprovantes de residência e de renda. Para os trabalhadores assalariados e funcionários púbicos, a comprovação da renda pode ser feita através dos seus respectivos comprovantes de pagamento. Para aqueles que não possuem carteira assinada, é preciso apresentar uma cópia do seu imposto de renda ou do extrato da sua conta bancária.

Atente-se ao contrato ao máximo

O contrato é o papel que refletirá toda a conversa e acordo que você teve com o locador ou com a imobiliária, e é por isso que você deve estar muito atento a ele. Ademais, é importante que ele traga anexado o laudo da vistoria feita, além de ter também escrito o tempo de permanência do inquilino. Durante o prazo que o contrato estiver valendo, deve ser impossível ao locador reaver o imóvel. Em contrapartida, o locatário deve poder entregar a casa ao dono, pagando uma multa referente ao tempo que falta para o contrato se exceder.

A multa em caso de desistência costuma ser o valor referente a três meses de aluguel, o que pode ficar um valor alto para a pessoa. Nesse caso, vale a pena negociar com o dono um tempo mínimo de permanência no imóvel para ser liberado de tal multa. Para o contrato ter validade e você a segurança almejada, o contrato deve ser assinado pelo inquilino e pelo dono do imóvel, reconhecendo firma em cartório logo depois.  Para o caso de se estar alugando um apartamento, o locatário receberá uma carta da imobiliária, que lhe dará o aval para realizar a mudança.

Preste atenção em reajustes e nas cobranças

Delimitado por lei, o aluguel só pode sofrer um aumento no período de um ano, para corrigir a infração anual que a moeda sofre, sendo ilegal se o reajuste ocorrer duas vezes no decorrer de doze meses. No caso de o aluguel estar defasado já, tanto o locador quanto o locatário podem pedir uma revisão do valor a cada 3 anos. Para esse caso, o melhor seria que as partes sentassem e conversassem sobre isso, afim de se chegar a um consenso.

Para os imóveis em prédios, que necessitam de um valor mensal para o condomínio dos apartamentos, é importante se atentar ao valor do mesmo. É proibido ao dono repassar despesas extraordinárias ao locatário, como as que estão relacionadas a construções que visarão a melhoria estrutural do edifício, como a ampliação da garagem dos moradores, a construção de uma piscina, de uma área de lazer para as crianças, dentre outras coisas. Ao inquilino, fica o dever de arcar com as despesas de manutenção, como a pintura, manutenção de elevadores, salário do zelador, etc.

Para você que curtiu o nosso artigo sobre como analisar um imóvel antes de alugar, fica aqui o nosso convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes