São Gabriel do Oeste sediou no início desta semana o 1º Encontro Regional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na unidade da cidade e contou com a presença de de oito municípios da região. Cerca de 100 profissionais estiveram presentes e participaram do evento.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, o Encontro será realizado ainda em diversos outros municípios com o intuito de coletar informações e debater sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “É um momento importante onde todos podem trocar ideias, falar sobre as vivências e apontar os principais desafios no dia a dia”, comentou a secretária.
A capacitação realizada durante o Encontro teve como tema “Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência”. “Precisamos cada vez mais debater sobre temas como este e buscar a construção de políticas públicas mais eficientes que possam oferecer maior inclusão, acessibilidade e autonomia para estas pessoas”, pontuou o presidente da Apae, Cezar Stuani.
Em 2022 a Apae de São Gabriel do Oeste completará 32 anos de atuação. Presente na abertura do Encontro, o prefeito Jeferson Tomazoni parabenizou a entidade e destacou o excelente trabalho realizado no município. “A gestão municipal tem orgulho da parceria que mantém com a Apae – uma Associação tão importante e que trabalha incansavelmente pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Nossa gratidão pelo trabalho de cada um de vocês”.
Ao final do evento também foram apresentados os serviços e programas da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, que junto com a Secretaria Municipal de Assistência e Apae, realizaram o Encontro. Participaram da abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, o vereador Fábio Miranda, entre outras autoridades.