Associação Restaurar inaugura nova sede em São Gabriel do Oeste

Na última semana, o prefeito Jeferson Tomazoni participou da inauguração das novas instalações da Associação Restaurar, no bairro Fênix. Trata-se de uma entidade que presta serviço de atendimento a dependentes químicos e às famílias que buscam o tratamento da dependência para algum ente familiar. O atendimento da entidade é realizado com apoio da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A Associação possui uma área de 900 m² e conta com salas para atividades individuais e em grupo. No local, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e diversos voluntários, realizam o atendimento especializado, onde auxiliam as pessoas no processo de reabilitação, fazendo o encaminhamento para comunidades terapêuticas, onde acompanham o progresso e a permanência do paciente. Além do serviço de encaminhamento, a entidade ainda possibilita a ressocialização do indivíduo na comunidade, preparando a reinserção do mesmo na sociedade e no seio familiar.

A entidade visa a recuperação clínica, a estabilização, desintoxicação e resgate da cidadania e vínculos familiares como resultado do serviço oferecido. De acordo com o prefeito Jeferson, a obra da Associação Restaurar é de grande importância para a sociedade, principalmente por se tratar de um serviço de grande impacto social, que contribui para o resgate das pessoas em dependência de substâncias psicoativas em São Gabriel do Oeste.

 

O Pastor José Alessandro Fiorentin, da PIB-Primeira Igreja Batista da cidade, um dos fundadores do projeto, explica que a Associação Restaurar nasceu através do Ministério Celebrando a Recuperação da própria Igreja, que já prestava atendimento nesta área. “Nosso sonho hoje ganha uma sede própria e isso é fruto de muita oração, de doações de pessoas e de empresas e do trabalho de cada um que faz parte deste projeto, que colocou a mão na massa, que ajudou na construção desta casa; daqueles que anseiam pelo bem estar da comunidade e a valorização da vida”, disse.

Elias Pereira dos Santos, coordenador da Associação comentou sobre os atendimentos já realizados pela entidade. “Desde 2017, foram mais de 80 pessoas encaminhadas para a internação em comunidades terapêuticas, além do acompanhamento que fizemos para familiares. Todo trabalho feito aqui busca a recuperação total da pessoa, não apenas seu reestabelecimento físico, mas também o mental e o emocional. Na luta diária que damos para combater um vício, cada pequeno avanço é uma grande vitória e nós temos muitos vitoriosos nesta família que é a Restaurar”.

Elias ainda agradeceu o apoio recebido pela Gestão Municipal, que doou o terreno para a construção da Associação e a parceria firmada com a Secretaria de Assistência Social, com a qual tem convênio. Elias ainda fez uma menção póstuma a amiga e profissional de assistência, Soraia Chrun da Silva, a quem dedicou um agradecimento pelos ensinamentos e pela dedicação a causa dos menos favorecidos.

Rosane Moccelin, secretária de Assistência, comentou sobre o trabalho realizado e os projetos firmados pela sua pasta com a entidade para a promoção também de outros serviços destinados para a comunidade são-gabrielense. “Além do serviço para os dependentes químicos, a Associação também realiza o atendimento do projeto Criança Feliz, com a visita às famílias em suas residências, onde serão desenvolvidas atividades com foco no desenvolvimento e fortalecimento de vínculos”, informou. Rosane finalizou desejando sucesso e oferecendo os parabéns a equipe da Associação.

 

Ainda participaram do evento, o vice-prefeito Valdecir Malacarne, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, o secretário de Cultura, Alexandre Pierezan, o vereador Edson Tozzeto Baggio, a presidente do SAAE, Rose Pires, servidores municipais, o Pastor Wesley Fernandes, Viviane Kleemann Fiorentin, empresários e representantes de Entidades Sociais do município.

PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO RESTAURAR

1 – Atendimento direcionado à Família de Dependentes Químicos:

Atende 40 Famílias em situação de risco por conta da drogadição, com apoio e orientação em grupos e individual, auxílio para internação em Comunidade Terapêutica, encaminhamentos para rede de atendimento.

2 – Programa Criança Feliz:

Atende 150 crianças de 0 à 6 anos de famílias inseridas no CADÚNICO.

A Equipe é formada por 5 visitadoras e uma supervisora, que trabalha juntamente com a equipe do PAIF no CRAS.

A Associação restaurar fica na Rua Araras, nº 1510 – telefone para contato (67) 98408-2054.

Notícias semelhantes