Em Mato Grosso do Sul, tempo médio para abertura de uma empresa é de 4 horas, revelam informações divulgadas pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), nesta sexta-feira (26). Até julho deste ano, 5.727 firmas foram abertas no Estado.
Conforme a divulgação do balanço, em 2023, esse número foi de 10.117 empresas. Foi a primeira vez que Mato Grosso do Sul abriu mais de 10 mil empresas ao longo de um ano.
A rapidez do processo e outras facilidades são pontos que agradam o empresariado e os profissionais da área. O registro automático é feito, em média, em 1 hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já está sendo concluído em 4 horas e 15 minutos.
O Conselho de Administração da Jucems é presidido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e composto ainda pelo Secretário de Estado de Fazenda; pelo presidente da Junta e pelos presidentes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Turmas de vogais.
“A Jucems tem sido pioneira e servido de modelo em várias iniciativas, portanto é natural que outros Estados queiram conhecer nossa experiência”, explica Jaime Verruck.
Fonte: Jornal Midiamax