Atenção trabalhador: Saiba como obter sua carteira de trabalho digital

O aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. Isso ocorreu a partir de 2019, quando a versão digital passou a ser equivalente a carteira em papel, aquele livrinho de capa azul que todos conhecem.

A carteira digital veio para modernizar e facilitar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador. Com o documento digital, com apenas um clique, todas as experiências profissionais estarão disponíveis para o empregado e o empregador. É menos tempo médio de atendimento e mais agilidade no acesso aos dados.

O documento registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso dos direitos trabalhistas previstos em lei. Nela, constam, por exemplo, informações relacionadas à admissão do empregado e registros de alterações de salário e trabalho.

Saiba como obter a sua

Para conseguir acesso, primeiramente é preciso ter cadastro no sistema gov.br. Basta clicar AQUI para realizar o cadastro. Em seguida, clique AQUI e acesse sua carteira digital.

Caso já possua o cadastro citado no parágrafo anterior, o trabalhador pode acessar diretamente o link: https://servicos.mte.gov.br/#/trabalhador para obter sua carteira digital.

Pelo celular

É só baixar o app Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. Na versão Mobile, tem a opção de receber notificações sobre as movimentações em seu Contrato de Trabalho.

Notícias semelhantes