Atendimento Domiciliar garante cuidado e dignidade a pacientes de doenças graves em São Gabriel do Oeste.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Referência em saúde pública na região, São Gabriel do Oeste faz jus à fama devido à ampla gama de serviços ofertados para a população. Para alcançar essa excelência a rede municipal busca a sintonia entre todas as instâncias do serviço em saúde, desde a porta de entrada que são os serviços de Urgência e emergência como o SAMU e o pronto socorro do hospital que trabalham em conjunto com a unidades de saúde da família como acesso principal dos pacientes até serviços mais complexos como realização de exames, tratamento com especialistas e outros.

Um dos serviços ofertados, que tem alto índice de satisfação por parte dos solicitantes e tem sido modelo para outros municípios é o SAD, serviço de atendimento domiciliar, que tem por objetivos diminuir a ocupação hospitalar em pacientes de alto risco, que podem ter aumentado o risco de complicações devido o risco de infecções hospitalares. O atendimento domiciliar também é uma forma de humanizar o cuidado com o paciente, uma vez que a presença de familiares no dia a dia melhora a condição geral dos pacientes auxiliar na resposta ao tratamento.

Ao todo são 9 profissionais multidisciplinares que estão à disposição para prescrever, intervir, orientar e auxiliar no tratamento do paciente. As famílias contam com médico, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, técnicos de enfermagem e uma estagiária de fisioterapia, mas entre todos esses profissionais, uma figura é peça fundamental no atendimento domiciliar, o cuidador.

Cuidador é a figura central do atendimento domiciliar, ele são os olhos e ouvidos da equipe do SAD, é ele quem realiza a maior parte dos procedimentos sob orientação da equipe. Em sua grande maioria um familiar, o cuidador dedica-se diariamente a levar dignidade ao paciente, muitas vezes acamado ou com mobilidade reduzida e que precisa de auxílio para todas as tarefas.

Os profissionais do SAD realizam reuniões bimestrais com os cuidadores para orientações em grupo e repasse de informações pertinentes a todos, além do acompanhamento diário do paciente. As reuniões estiveram suspensa durante o período mais crítico da pandemia, mas devido à diminuição dos casos e avanço da vacinação, na última quinta-feira (18) um encontro marcou a retomada das reuniões de cuidadores, na oportunidade a equipe do SAD preparou um momento especial para receber os cuidadores, oferecendo a eles, uma tarde de cuidados com aula de auto maquiagem e um coffee-break servido após a reunião.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Notícias semelhantes