Atendimento Domiciliar garante cuidado e dignidade a pacientes de doenças graves em São Gabriel do Oeste.

Referência em saúde pública na região, São Gabriel do Oeste faz jus à fama devido à ampla gama de serviços ofertados para a população. Para alcançar essa excelência a rede municipal busca a sintonia entre todas as instâncias do serviço em saúde, desde a porta de entrada que são os serviços de Urgência e emergência como o SAMU e o pronto socorro do hospital que trabalham em conjunto com a unidades de saúde da família como acesso principal dos pacientes até serviços mais complexos como realização de exames, tratamento com especialistas e outros.

Um dos serviços ofertados, que tem alto índice de satisfação por parte dos solicitantes e tem sido modelo para outros municípios é o SAD, serviço de atendimento domiciliar, que tem por objetivos diminuir a ocupação hospitalar em pacientes de alto risco, que podem ter aumentado o risco de complicações devido o risco de infecções hospitalares. O atendimento domiciliar também é uma forma de humanizar o cuidado com o paciente, uma vez que a presença de familiares no dia a dia melhora a condição geral dos pacientes auxiliar na resposta ao tratamento.

Ao todo são 9 profissionais multidisciplinares que estão à disposição para prescrever, intervir, orientar e auxiliar no tratamento do paciente. As famílias contam com médico, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, técnicos de enfermagem e uma estagiária de fisioterapia, mas entre todos esses profissionais, uma figura é peça fundamental no atendimento domiciliar, o cuidador.

Cuidador é a figura central do atendimento domiciliar, ele são os olhos e ouvidos da equipe do SAD, é ele quem realiza a maior parte dos procedimentos sob orientação da equipe. Em sua grande maioria um familiar, o cuidador dedica-se diariamente a levar dignidade ao paciente, muitas vezes acamado ou com mobilidade reduzida e que precisa de auxílio para todas as tarefas.

Os profissionais do SAD realizam reuniões bimestrais com os cuidadores para orientações em grupo e repasse de informações pertinentes a todos, além do acompanhamento diário do paciente. As reuniões estiveram suspensa durante o período mais crítico da pandemia, mas devido à diminuição dos casos e avanço da vacinação, na última quinta-feira (18) um encontro marcou a retomada das reuniões de cuidadores, na oportunidade a equipe do SAD preparou um momento especial para receber os cuidadores, oferecendo a eles, uma tarde de cuidados com aula de auto maquiagem e um coffee-break servido após a reunião.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias semelhantes