Diante da pandemia do novo coronavírus, que afetou drasticamente a economia do país e que mudou as relações sociais, as ações solidárias se tornaram um alento em meio de tantas incertezas. Em São Gabriel do Oeste, um empresário decidiu fazer a diferença e abraçar uma entidade em mais um ato de solidariedade com a doação de uma quantia expressiva para ajudar nas causas sociais.
Ricardo Bortoluzzi é empresário e filho de uma família que está no município há mais de 40 anos. Acostumado a trabalhar em correntes solidárias e beneficentes, como a de angariar fundos para o Hospital do Câncer de Barretos, Ricardo entendeu que como morador de São Gabriel a prioridade era contribuir também com as famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade. Em conversa com a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, ele explicou o que o motivou a fazer o gesto.
“Sempre ajudamos diversas instituições de saúde que seguem atendendo a nossa população gratuitamente em outros estados e municípios, e isso é muito bom. Mas vejo que precisamos começar a olhar para dentro da nossa casa também, colaborar com as entidades que fazem parte da rede socio-assistencial do município e que fazem um trabalho maravilhoso, atendendo famílias, jovens e crianças em situação de risco. Muita gente daqui precisa e se pudermos estender a nossa mão e fazer a nossa parte, com certeza São Gabriel do Oeste vai avançar cada vez mais para uma cidade mais justa e igualitária”, comentou.
Ricardo disse ainda que desde jovem foi inspirado pelos pais, voluntários nas questões socio-assistenciais. “Aprendi desde cedo que precisamos ser generosos e ajudar da forma que estiver ao nosso alcance. O exemplo veio dos meus pais, que sempre ajudaram as pessoas da comunidade e me ensinaram a pensar no próximo. Deixo aqui o convite para que cada empresário da nossa cidade se sinta sensibilizado a colaborar também. São várias as entidades que fazem parte da rede e que precisam de doações para continuar ofertando um bom serviço para a comunidade”, disse.
Rosane, juntamente com a coordenadora da Casa de Vovó Aída, Sônia Foletto e a servidora Inês Scariot, agradeceram o gesto da doação para a entidade, que foi a escolhida por Ricardo. “Com certeza fará uma diferença enorme para as nossas crianças e adolescentes. Foi uma grata surpresa que encheu nossos corações de alegria e esperamos em breve recebê-lo na instituição para visitar e acompanhar os projetos que desenvolvemos lá”, disse Sônia ao receber a doação em dinheiro.
Para o prefeito Jeferson Tomazoni, que estava presente, o ato de bondade tem um significado muito importante e chama a atenção para que mais pessoas conheçam os projetos sociais e as entidades da cidade. “Hoje são seis entidades que trabalham com as questões sociais e atendem a nossa população e o que o Ricardo fez no dia de hoje foi um ato significativo, que demonstra o reconhecimento pelas causas e pelas pessoas que mais precisam em nosso município. Que mais pessoas abram seus corações e venham conhecer estas entidades e projetos; a doação não precisa ser de valores e produtos, pode ser do seu trabalho voluntário, do seu carinho e dedicação”, disse. Ele finalizou parabenizando o empresário.
Conheça as entidades que fazem parte da rede socio-assistencial do município:
Alac – Associação Leigos Acolhedores de Cristo;
Comunidade Kolping São Francisco de Assis;
Associação Construtores de um Mundo Melhor (Casa de Vovó Aída);
APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais;
Associação Unidos da Feliz Idade;
Associação Restaurar.
Para contribuir com qualquer das entidades, você pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, rua Martimiano Alves Dias, 1211 – telefone (67) 3295-4177.