Atletas de MS estarão com o time Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares

Entre os dias 1 e 11 de dezembro, a cidade de Bucaramanga, na Colômbia, será palco da 28ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que reunirá atletas de 12 países da América do Sul. Organizado pelo Conselho Sul-Americano de Desporto, em parceria com a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar)e o Ministério do Esporte, o evento contará com a participação de 232 representantes brasileiros, incluindo estudantes-atletas, técnicos, médicos e equipe de apoio.

Dentre as modalidades em disputa estão atletismo, natação, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, handebol, voleibol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino, além de modalidades paralímpicas, como o atletismo para pessoas com deficiência intelectual e a paranatação. Mato Grosso do Sul marcará presença no campeonato com três jovens atletas, que têm conquistado destaque em competições nacionais e agora representam o estado e o país no cenário internacional.

Entre os convocados está Janaina de Lima Colman, de 13 anos, natural de Ponta Porã, que competirá na prova de lançamento de martelo no atletismo.Ela conquistou recentemente a medalha de ouro no lançamento de martelo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em outubro, no Recife (PE).  A jovem está otimista para a competição:

“Pratico o lançamento de martelo há um ano e meio, e é minha paixão. Minha expectativa é bater meu recorde, disputar o pódio e representar bem o meu país”, disse.

Outra atleta que defenderá o Brasil é a judoca Ana Clara Alegre, de 13 anos, de Aquidauana, com sete anos de experiência no judô. Assim como Janaina, Ana é beneficiária do Bolsa Atleta do Governo do Estado e garantiu sua vaga no Sul-Americano após conquistar o ouro nos JEBs deste ano.

Representando Três Lagoas, Maria Eduarda da Silva, de 14 anos, participará da prova dos 80 metros com barreiras. Beneficiária da Bolsa Atleta e integrante do Prodesc, Maria conquistou a medalha de prata nos JEBs, garantindo sua convocação para o evento sul-americano.

“A importância desse campeonato é dar visibilidade e novas oportunidades para atletas como eu. Minha expectativa é melhorar minha marca, ficar entre as oito melhores e, se Deus quiser, chegar ao pódio”, destacou.

Além dos atletas, Mato Grosso do Sul também será representado no comando da delegação. Karina Quaini, diretora de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, foi convidada pela CBDE para atuar como delegada da modalidade voleibol. Com uma longa trajetória na coordenação esportiva do estado, Karina comenta sua expectativa de participação:

“Fui convocada pela CBDE e pela FEEMS (Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul) devido à minha participação desde a primeira edição como chefe de delegação de Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de muito aprendizado; participar de um evento sul-americano certamente nos trará novos conhecimentos. É uma oportunidade de troca de experiências e de conhecer pessoas de outros 12 países do continente, o que nos enriquece muito”, ressaltou.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Notícias semelhantes