Aurora e Prefeitura Municipal lançam Prêmio Escola Cidadã

Nesta semana, profissionais da educação e da área de saúde participaram de uma formação promovida pela Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste em parceria com a Aurora Alimentos através de sua Fundação Aury Luiz Bodanese e apoio do Sistema OCB/MS. Durante a manhã de quarta, autoridades municipais e público participante reuniram-se no Auditório da Prefeitura para acompanhar uma palestra sobre o Projeto Eco Cooperação.

Desde o início do ano, a Cooperativa Aurora, tem trabalhado em parceria com o SAAE do Município, para levar questões de conscientização sobre a reciclagem e a logística reversa para os lares da população são-gabrielense. Agora, com o lançamento e expansão do Programa Eco Cooperação, que já é desenvolvido na unidade, Cooperativa e Prefeitura esperam reforçar todo o trabalho sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais através do envolvimento dos estudantes das escolas públicas e privadas do município com a participação dos agentes de saúde.

O projeto, que foca na problemática referente a gestão de resíduos, incentivará a reciclagem através de ações e cuidados que serão desenvolvidos dentro das unidades escolares. Junto ao projeto foi lançado o Prêmio Escola Cidadã, que tem como objetivo premiar as escolas que executarem essas ações de educação ambiental prezando a cooperação e conexão harmônica com o meio ambiente. De acordo com a educadora ambiental da Fundação, Darcivana Squena, que apresentou a ideia do projeto e do prêmio, a iniciativa busca trabalhar na destinação ambientalmente adequada dos resíduos da cidade, preparando crianças e adolescentes para trabalhar como replicadores das boas práticas relacionadas a sustentabilidade e minimizando possíveis impactos ambientais para o futuro.

Para o Prêmio Escola Cidadã serão considerados os critérios de sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos propostos, relevância e impacto das ações realizadas, cooperação entre escola e comunidade e a continuidade do projeto com ações futuras.

Jeferson Tomazoni, prefeito municipal, agradeceu e destacou a importância da parceria, principalmente por trabalhar temas que formem crianças e adolescentes mais críticos e participativos. “Com o contexto abordado por este projeto buscamos contribuir com a redução na produção de lixo, auxiliando na preservação do meio ambiente. A gestão vem reforçando ações de conscientização com relação a coleta seletiva, trabalhamos com a questão do transbordo e outros projetos que concretizam tudo que a administração pública vem fazendo com relação a destinação correta de resíduos”, disse.

“Com o auxilio da Aurora, da Fundação, parceiros e agentes públicos, poderemos transformar cada vez mais a realidade da nossa cidade, da nossa sociedade. Hoje o município é o melhor para se viver no MS e queremos que São Gabriel do Oeste continue se destacando, não só por ser uma cidade limpa e bonita mas também por manter ações de sustentabilidade e preservação ambiental. Se a preocupação com o meio ambiente começar cedo, com as nossas crianças, com certeza teremos adultos mais conscientes”, finalizou.

Participaram do lançamento e formação sobre o projeto e prêmio, o vice-prefeito Valdecir Malacarne, o presidente da Câmara Municipal Fernando Rocha, o gerente da unidade Aurora de São Gabriel do Oeste Moises Caetano de Oliveira Junior, presidente da Cooasgo Sérgio Marcon, supervisora administrativa da Aurora Leonice Kolleht, encarregado de Gestão Ambiental da Aurora Ronaldo Takara, educadora ambiental da Fundação Aury Luiz Bodanese Darcivana Squena, representantes do Sistema OCB/MS, vereadores, secretários municipais, entre outros.

Notícias semelhantes