Avião da FAB com 158.766 doses da CoronaVac pousa em Campo Grande

Foto: Marcos Ermínio.

Expectativa é de que 30 mil doses fiquem na Capital

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou na tarde desta segunda-feira (18) em Campo Grande com as 158.766 doses da Coronavac para MS, imunizante aprovado em carácter emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo informações repassadas no local, o avião da FAB saiu de Guarulhos, pousou em Santa Catarina e seguiu viagem até Campo Grande, chegando por volta das 15h10 na ALA 5 (Base Aérea).

As doses serão encaminhadas para a sede da Coordenação de Vigilância em Saúde da SES (Secretaria Estadual de Sáude) onde serão organizadas para a distribuição aos municípios. A expectativa é que 30 mil doses da vacina fiquem em Campo Grande e a imunização do grupo prioritário começa nesta terça-feira (19).

Conforme o secretário Geraldo Resende, em até 48h todos os municípios de Mato Grosso do Sul estarão com doses para da início à vacinação. Em Campo Grande, na quarta-feira (20) a aplicação da vacina nos grupos prioritários serão ampliados.

O governador Reinaldo Azambuja disse que o estado estava ansioso pelo imunizante e reafirmou que todas as cidades devem receber as doses até quinta-feira. “Ansiedade de toda a população, para atender os grupos prioritários. Nós sempre defendemos o PNI e vamos segui-lo à risca, dentro do protocolo do Ministério da Saúde. É um momento importante, pelo menos começou”, disse.

Primeiros imunizados em MS

O estado de MS já conta com os primeiros pacientes a serem imunizados, em cerimônia simbólica no início da campanha de vacinação, a ser realizada a partir das 16h, no HRMS (Hospital Regional de MS): as primeiras doses da vacina contra a  serão aplicadas em um médico, em uma indígena de 91 anos e uma idosa de 83 anos que vive no Asilo São João Bosco.

Conforme informações da SES, o médico Marcio Estevão Midom, tem 43 anos e é concursado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) desde 2010. O profissional tem residência em Clínica Médica e Nefrologia e chegou a atender mais de 100 pacientes graves durante a pandemia que precisaram de ventilação mecânica. “A vacina é um raio de esperança a todos os brasileiros”, disse.

Também cotada para ser uma das primeiras moradoras do estado a ser imunizada, Domingas da Silva, de 91 anos, é indígena da etnia terena e vive na Aldeia Tereré. Além de Domingas, Maria Bezerra de Carvalho, de 83 anos, que reside no Asilo São João Bosco desde 2020, também deverá ser uma das primeiras pessoas de MS a receber a dose do imunizante.

 

Fonte: Midiamax.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes