Baixa umidade coloca todos os municípios de MS sob alerta

Mato Grosso do Sul está sob alerta de baixa umidade neste sábado (15), conforme aviso publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta caracterizado como perigo potencial abrange os 79 municípios do Estado, e pode variar entre 20% e 30%.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.

Para períodos como estes, o recomendado é beber bastante líquido, evitar desgastes físicos, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.

De acordo com a meteorologista do instituto, Andrea Ramos, o ar seco pode aumentar as chances de queimadas. No Pantanal, Bela Vista, Paraguai-Mirim, Corumbá, Forte Coimbra estão passando por situações críticas.

“Vai se manter um tempo seco. Presença dessa massa de ar seca e quente proporciona essa tendência de queimadas”, pontuou.

Os focos de incêndio em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul aumentaram 1025% nos seis primeiros meses do ano se comparados ao mesmo período de 2023.

Mapa mostra alerta de baixa umidade para Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/Inmet)

Previsão

Ainda de acordo com o Inmet, em Campo Grande está marcando umidade mínima de 25%. A temperatura marca entre 20°C e 31°C.

Em Porto Murtinho, 30% de umidade relativa do ar com temperatura variando entre 22°C e 32°C. Em Corumbá, a umidade mínima esperada é de 20% e temperatura entre 21°C e 36°C.

Em Três Lagoas, a mínima prevista para a umidade relativa do ar também é de 20%. Os termômetros devem marcar de 18°C a 34°C.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Notícias semelhantes