Balanço 2019: Assistência Social de São Gabriel do Oeste é destaque no MS

No ano de 2019, a Assistência levou aos moradores da cidade diversos benefícios, entre eles, a realização de cursos profissionalizantes que garantiram a formação para mais de 200 pessoas

A Secretaria de Assistência Social vem desempenhando um papel muito importante na defesa dos direitos sociais dos cidadãos sãogabrielenses. Sendo destaque no cenário estadual, a Secretaria tem prestado um serviço de qualidade, desenvolvido através de programas e projetos que visam a promoção de políticas públicas para toda comunidade.

No ano de 2019, a Assistência levou aos moradores da cidade diversos benefícios, entre eles, a realização de cursos profissionalizantes que garantiram a formação para mais de 200 pessoas.  Maquiagem, Informática e Cabeleireiro, foram algumas das oficinas oferecidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que buscaram auxiliar na geração de renda das famílias atendidas pelo Centro.

Para Claudina Rodrigues, que participou de cursos ofertados na área de beleza, a qualificação mudou a sua vida. “Com o curso de maquiagem consegui abrir o meu próprio negócio e hoje me tornei uma empreendedora”, disse. Já para o jovem Eduardo, o curso de informática deve ajudar na busca pelo primeiro emprego; com a capacitação os participantes do curso buscam também o tão esperado ingresso no mercado de trabalho.

Foto: Assessoria de Comunicação

E falando em mercado de trabalho, durante o ano a Secretaria em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), desenvolveu o programa Aprendiz Legal, onde mais de 100 jovens foram capacitados e garantiram sua vaga no mercado. O programa, buscou instruir com uma metodologia teórica e prática, jovens como Anailson Ribeiro que hoje trabalha fazendo estágio como auxiliar de escritório. “Graças ao programa eu conquistei o meu primeiro emprego”, falou.

Programas como o Criança Feliz e o Família Acolhedora, também fizeram a diferença na vida de muita gente em São Gabriel do Oeste. Através do PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família), a Assistência atendeu mais de 170 crianças de 0 a 3 anos, 40 gestantes e 4 portadores de necessidades especiais no Criança Feliz – programa que busca a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Já no Família Acolhedora, 25 crianças e adolescentes foram acolhidos em mais uma etapa deste programa tão envolvente. O Família Acolhedora está em seu segundo ano na cidade e tem como intuito credenciar famílias para receber em suas residências crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, prestando os cuidados necessários até que eles retornem à família de origem ou sejam encaminhados para adoção.

Foto: Assessoria de Comunicação

E na melhor idade a Assistência foi um show a parte. Em 2019 auxiliou novamente no atendimento especializado dos idosos na AUFI (Associação Unidos da Feliz Idade), atendendo mais de 350 pessoas em cursos, oficinas e no tradicional bailão. E pensando no bem-estar e no envelhecimento saudável dos idosos, a Prefeitura investiu R$ 273 mil na reforma e ampliação do Centro de Convivência, melhorando ainda mais o espaço da AUFI. Para o Presidente da Associação, seu Florentino, receber a obra de ampliação foi um momento de grande felicidade. “Agora temos um lugar mais amplo e com mais conforto para nossos idosos”, disse.

No curso de gestantes, o CRAS atendeu neste ano de 2019, 77 famílias, levando orientações sobre os cuidados com a chegada do bebê. Diversas palestras e oficinas abordaram os cuidados da saúde gestacional física e emocional da mulher, o que ajudou gestantes como a Jaqueline, que agora se sente preparada para a chegada de sua filha. No final de cada curso, foi entregue às mulheres participantes kits de maternidade contendo o enxoval do bebê.

Ainda em 2019 muita gente conquistou o sonho da casa própria. Mais de 58 famílias de São Gabriel do Oeste foram contempladas com unidades habitacionais no Loteamento Fênix com um investimento de mais de R$ 4 milhões entre recursos do Governo do Estado e contrapartida do Município. Seu Valmir Antônio viu seu sonho se tornar realidade ao receber a chave da sua casa. “Hoje posso dizer que sou feliz, tenho minha primeira moradia própria”, comentou.

Foto: Assessoria de Comunicação

No Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade ofertado pelo CREAS famílias e pessoas em situação de risco total ou que tiveram seus direitos violados, foram atendidas com apoio, orientação e acompanhamento. Em entidades parceiras, 40 famílias receberam o suporte da Associação Restaurar, que atende usuários de substâncias psicoativas e mais de 60 pessoas foram atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ao todo, 607 crianças e adolescentes, 140 idosos e 130 mulheres em situação de violência foram atendidas este ano pelo CREAS.

Com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado com as famílias, mais de 6 mil atendimentos foram realizados, em projetos que incluem a parceria de entidades como a Associação Construtores de um Mundo Melhor, a Comunidade Kolping São Francisco de Assis e a AUFI. No Conselho Tutelar, 5.603 pessoas buscaram auxílio, principalmente no aconselhamento de crianças e adolescentes. No total, a Secretaria de Assistência Social realizou mais de 26 mil atendimentos durante 2019, de famílias do CadÚnico às crianças do SCFV.

Encerrando o ano, a Secretaria ainda participou do lançamento de um livro, tendo dois capítulos contando as experiências de trabalhos desenvolvidos por profissionais da área social de São Gabriel do Oeste. Além de divulgar, o livro tem por objetivo tornar pública a implementação da política de Assistência Social em Mato Grosso do Sul, contendo artigos dos trabalhadores capacitados entre os anos de 2014 e 2019. Vale lembrar que em 2018, São Gabriel do Oeste também foi destaque na área da assistência social com a conquista do primeiro lugar no Prêmio Mariluce Bittar, na categoria Gestão do SUAS, com o projeto “Territorialização x Enfrentamento”.

Em 2019 muitos programas e campanhas como a “Campanha do Agasalho”, levaram calor e solidariedade para a cidade e em 2020, a Assistência, que é a mais premiada do Estado de Mato Grosso do Sul, espera continuar desenvolvendo seu trabalho com excelência, com carinho e dedicação, cuidando sempre de quem mais precisa.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes