Batalhão de Polícia Militar Rural recupera gado furtado em Camapuã

O Batalhão de Polícia Militar Rural resgatou gados, furtados na região rural de Camapuã nesta última quarta-feira(03). O crime cometido nesse caso seria abigeato, que é o ato de furtar de animais vivos ou mortos criados em zona rural.

Vídeo:

O caso se iniciou quando esse batalhão foi acionado por proprietários de fazendas na região, relatando o furto de algumas vacas de suas propriedades. Segundo os mesmos, eles tinham informações sobre o paradeiro dos animais e já haviam conversado com o dono da Fazenda Beira Rio, que teria comprado o gado.

A equipe policial deslocou-se até a Fazenda Mandioca, de posse de uma das vítimas, onde confirmou a presença de gado com a identificação da pessoal do proprietário, indicando que os animais eram dele. No entanto, não foram encontradas vacas pertencente a outra vítima.

Gado com a marca do proprietário

Foi contactado o proprietário da Fazenda Triângulo e patrão do autor do crime, para informá-lo dos fatos. O mesmo estava próximo e acompanhou a equipe até a Fazenda Beira Rio, onde foram recebidos pelo senhor dono do local. Conforme o relato, o autor, havia oferecido quatro vacas por R$ 10.000,00 ao comprador, que concordou em pagar à vista. O autor transportou as vacas em duas viagens usando uma camionete Ford F 1000, emprestada da Fazenda Triângulo. Além disso, o meliante ofereceu mais onze vacas, mas o comprador recusou, preferindo abater os animais no local para consumo próprio.

O dono da Fazenda triângulo negou ter autorizado o autor a vender gado de sua propriedade, destacando que ele negocia seus animais. O mesmo reconheceu três das quatro vacas como suas. O autor, ao saber que as vítimas estavam se dirigindo ao local, depositou os R$ 10.000,00 na conta do genro do patrão, tentando coagi-lo a confirmar a venda autorizada.

Leonardo, delegado da PM, foi informado do caso e autorizou a devolução do gado aos proprietários no local. A testemunha senhor Roberto, genro do senhor, acompanhou todo o desenrolar da ocorrência e informou que o autor vendeu o gado aproximadamente oito dias atrás, mas só depositou o valor na conta nesta data.

Várias denúncias anônimas informaram que o autor negocia gado dessa mesma forma, que seu modus operandi é tocar o gado que fica na estrada, que pula cerca ou que escapa da comitiva para o interior da fazenda e posteriormente negocia, inclusive com açougues da Cidade. As vítimas informaram que já suspeitavam dos crimes, porém não acionaram a Polícia antes por não terem provas concretas do fato.

Posteriormente o autor, juntamente com a sua advogada, foi conduzido foi encaminhado para o Hospital Municipal de Camapuã, onde foi submetido a exame de corpo de delito e posteriormente encaminhado a Delegacia de polícia Judiciaria, onde foi entregue sem lesões corporais juntamente com as partes envolvidas para medidas que o caso requer.

A Polícia Militar Rural (PMR) preza pela segurança do cidadão do campo e de sua propriedade, com atuação em todo o estado, a PMR disponibiliza um folder com dicas de seguranças (na matéria tem um link aqui). O contato da PMR em São Gabriel do Oeste é: 67 9192-8524.

Notícias semelhantes