Teve início em Bruxelas Bélgica, no dia 03 de junho, um curso de Liderança Estratégica voltado para Dirigentes e Presidentes de Cooperativas pela OCB -MS.
Representando a COOASGO, o Diretor Rainer Josef Ruiz De Goehr participou do evento juntamente com uma delegação formatada por lideranças de cooperativas do estado do Mato Grosso do Sul.
Neste primeiro dia, palestrante Martin Kupp, abordou a competitividade como a grande chave para o desenvolvimento e crescimento de empresas e instituições.
O processo de tomada assertiva de decisões, independente do cenário deve ser feito de forma questionadora e pautado em planejamento, visão, adaptação e transformação.
Num futuro de possíveis oportunidades, a instituição mais bem preparada e aberta a inovações tenderá a se sobressair num mercado onde a expectativa média de vida das empresas tem diminuindo em detrimento ao aparecimento e implantação de novas tecnologias. Lideranças tidas como sólidas, vem sendo frequentemente desafiadas e modelos-padrão de gestão estão dando lugar a pensamentos mais disruptivos e adaptáveis com uma frequência cada vez maior. E isso tende a continuar no futuro.
- Inovações disruptivas ameaçam a vantagem competitiva de gigantes de mercado.
- Inovações de sucesso tem econtrado novas respostas.
- Inovações que rompem com pensamentos estabelecidos tem desafiado a “sabedoria convencional”.
Não há como não observar este cenário de forma alheia.
Através de algumas atividades práticas e dinâmicas orientadas, os participantes puderam vivenciar a importância da tomada de decisões e da liderança estratégica para empreendimentos ou mudanças necessárias a curto, médio e longo prazo.
Seja para empresas, instituições ou cooperativas, competitividade e futuras oportunidades caminham juntas.