Bovinos e bubalinos com até 2 anos devem ser vacinados contra aftosa em maio

Foto: Rebanho no pasto de propriedade rural de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo | Iagro)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5), o calendário oficial de vacinação contra febre aftosa para Mato Grosso do Sul. Neste ano, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) inverteu as etapas, atendendo determinação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Com a inversão, os pecuaristas deverão vacinar todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade na primeira etapa em maio e, todo o rebanho de bovino e bubalino – de mamando a caducando – na segunda fase em novembro.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a decisão atende determinação do Mapa e foi definida somente para os estados que compõem o Bloco IV dentro do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA).

Além de Mato Grosso do Sul, o bloco conta ainda com os estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Juntos, os dez somam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio deste ano.

Ainda segundo Daniel, “a mudança vem para tentar solucionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria e foi adotada após discussão com os serviços veterinários estaduais do Bloco”, explicou.

 

Fonte: Campo Grande News

Notícias semelhantes