Chegou o dia! Nesta quinta-feira (24/11), o Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo no Catar. Os atletas comandados por Tite enfrentam a Sérvia, no jogo que fecha a primeira rodada do Grupo G do Mundial.
Brasil e Sérvia jogam às 16h (horário de Brasília). E, após 20 anos da última conquista, a Seleção conta com jogadores em grande fase e chega para a Copa como um dos favoritos ao título, para tentar levantar a sexta taça.
Para voltar a sorrir
O Brasil volta à Copa do Mundo depois de eliminações traumáticas nas últimas edições desde a conquista do pentacampeonato, em 2002. Embora tenha feito boas campanhas nas últimas quatro Copas, a Seleção acabou eliminada em jogos que ainda marcam a memória do torcedor brasileiro.
Como esquecer do show de Zidane em 2006 em cima do quarteto Ronaldinho-Ronaldo-Kaká-Adriano? Da virada sofrida para a Holanda em 2010? O que dizer do 7 x 1 para a Alemanha em uma Copa realizada no Brasil? E a triste eliminação para a excelente geração belga na Rússia?
Um trabalho sólido do técnico Tite e um time em ótima fase – repleto de nomes, como Vinicius Junior e Neymar, em grande momento – garantem à Seleção a expectativa de ir ao Catar com a missão de exterminar os fantasmas de mundiais anteriores.
Favoritismo
Assim, o Brasil estreia, nesta quinta-feira, como um dos principais postulantes ao título. Depois de uma campanha impecável nas Eliminatórias, a Seleção jogará para manter uma tradição: desde 1934, o Canarinho não perde em estreias.
Com muitos jogadores do elenco vivendo bons momentos na carreira, a Seleção Brasileira dá o pontapé inicial na Copa do Catar contra a Sérvia com um bom retrospecto contra o adversário. Em dois jogos, duas vitórias.
Em 2014, isso ocorreu antes de estrear na Copa do Brasil: vitória do time de Felipão por 1 x 0, com gol marcado por Fred. Quatro anos depois, sérvios e brasileiros se enfrentariam novamente, desta vez no Mundial da Rússia. Paulinho e Thiago Silva marcaram os gols da vitória por 2 x 0, em jogo válido pela primeira fase.
Ofensividade
E, para manter a boa escrita contra a Sérvia, o técnico Tite deve mandar o que tem de melhor a campo. E indica que começará a partida com uma escalação bem ofensiva. Nos treinos antes da estreia, Tite indicou que mandará a campo um ataque formado por Vinicius Junior, Neymar, Raphinha e Richarlison.
O quarteto de ataque deve ser municiado por Lucas Paquetá, que deve atuar no meio, ao lado de Casemiro. Na zaga, Thiago Silva e Marquinhos na dupla de zaga, com Alex Sandro e Danilo nas laterais. Por fim, Alisson esbanja segurança na meta brasileira.
Do outro lado, consta um time com uma forte bola aérea e bons nomes ofensivos, como Dusan Tadic, Aleksandar Mitrovic, além de Dusan Vlahovic, destaque da Juventus de apenas 22 anos. No meio, Filip Kostic, também da Juventus, e Milinkovic-Savic, da Lazio, devem armar o time de Dragan Stojkovic.
Fonte: Metrópoles