Com dois alertas de baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul terá um dos domingos mais quentes do ano. Para este domingo, 5 de outubro, a previsão é que os termômetros cheguem aos 41 °C, com bastante sol e tempo seco na maioria do Estado. Em Campo Grande, as temperaturas ficam entre 24 °C e 36 °C.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nas regiões Norte, Sudoeste, Pantaneira e do Bolsão, o dia será de calor intenso, com as maiores temperaturas. Em Porto Murtinho, os termômetros atingem 41 °C; em Corumbá e Coxim, ficam na casa dos 39 °C.
Em Dourados, a previsão é de que as temperaturas variem entre 21 °C e 37 °C, com umidade relativa do ar de, no máximo, 60%, o que representa risco para a saúde humana. Em Ponta Porã, cidade que faz fronteira com o Paraguai, a máxima será de 34 °C, com poucas nuvens e bastante sol.
Paranaíba, Três Lagoas e Aquidauana têm máxima prevista de 38 °C e mínima de 23 °C. Já na capital sul-mato-grossense, os termômetros não devem ultrapassar os 36 °C e podem ocorrer ventos de até 60 km/h. A umidade relativa do ar não passa dos 60%.
Alertas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos de queda acentuada na umidade do ar para cidades de Mato Grosso do Sul. Um é laranja, o que representa risco severo, e o outro, amarelo, de perigo potencial.
O cenário aumenta os riscos de incêndios florestais, ressecamento de pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz. Os avisos são válidos até o final da manhã deste domingo.
Diante desse cenário, as autoridades reforçam a importância de evitar atividades físicas nas horas mais quentes, manter a hidratação constante e redobrar os cuidados com o uso do fogo, especialmente em áreas rurais.
Matéria: Campo Grande News