Tá muito quente por aí? Ultimamente, outra onda de calor intenso tem afetado diversas regiões do Brasil, principalmente no Sudeste. Mais um alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que quase 1.300 cidades, em oito estados, estão sob alerta vermelho para o fenômeno.
As temperaturas nas áreas afetadas podem ficar até 5°C acima da média entre três e cinco dias. O alerta laranja pode indicar também atenção para a possibilidade de eventos meteorológicos perigosos, geralmente com previsão de ocorrência do fenômeno em até 72 horas. A estimativa de meteorologistas é de que o clima comece a se normalizar a partir de segunda-feira (29), até as 18h.
Muita ‘água’ nesta hora!
Conforme o Inmet, as regiões mais impactadas pela onda de calor intenso ficam na parte do Sudeste, além de trechos do Sul e do Centro-Oeste. A capital paulista registrou 35,9°C na quinta-feira (25), recorde do dia mais quente de dezembro desde 2024. E, ontem, a cidade de São Paulo registrou novamente outro recorde, sendo a temperatura mais alta nos últimos 30 anos. O Rio de Janeiro também enfrentou temperaturas extremas, com 40,1°C, a maior máxima histórica já registrada na cidade.
Ainda conforme dados do Inmet, a onda de calor ocorre devido a um bloqueio atmosférico sobre partes do país. O fenômeno dificulta o avanço de frentes frias, predominando o tempo seco e as altas temperaturas por vários dias.
Aquelas dicas básicas são necessárias para evitar complicações de saúde que podem levar até à morte: manter o corpo bem hidratado (preferência por água ou sucos naturais); evitar exposição ao sol nos períodos mais críticos; evitar também exercícios físicos ao ar livre entre 9h e 16h; usar protetor e, igualmente, roupas leves, boné ou chapéu.
Fonte: Jornal Midiamax



















