A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste tem fortalecido seu papel de fiscalização e acompanhamento das ações do Executivo por meio de uma série de encontros semanais com secretarias e autarquias municipais. O “Fala, na Câmara” virou um quadro com o objetivo de garantir transparência na aplicação dos recursos públicos, apresentar resultados à população e aprofundar o diálogo entre os poderes.
Nos dias 8 e 15 de outubro, o plenário da Câmara recebeu representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Funsaúde, que apresentaram a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. As reuniões fazem parte do quadro permanente de apresentações, que já contou também com a participação das pastas de Assistência Social, Habitação (dia 22) e do SAAE – Serviço de Água e Esgoto (dia 29), além da Infraestrutura e Trânsito (dia 05/11) e que seguirá com novos encontros nas próximas semanas.
Na saúde, por exemplo, durante as apresentações, os gestores destacaram melhorias importantes. Somente o Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira realizou mais de 250 mil procedimentos entre maio e agosto, enquanto as farmácias públicas atenderam 26 mil pacientes no mesmo período. Houve ainda reformas em unidades, aquisição de equipamentos, credenciamento de novos especialistas e valorização dos profissionais da área. Os relatórios também apontaram desafios, como a defasagem da tabela SUS, que há 14 anos não é atualizada, e o crescente custo de manutenção do sistema de saúde municipal, que já ultrapassa os repasses estaduais e federais.
Para os vereadores, receber as secretarias na Câmara fortalece o controle social e aproxima a população da administração pública. Os parlamentares destacaram que os encontros mostram que a Câmara não é só um espaço de votação de leis, mas também um espaço de diálogo e acompanhamento da gestão. Para eles, cada secretaria traz seus resultados, desafios e metas e isso permite que os vereadores fiscalizem com mais clareza e cobrem soluções com base em dados reais.
Além de cobrar transparência, as reuniões permitem à Câmara entender as necessidades de cada setor, propor melhorias e acompanhar a execução de políticas públicas em áreas essenciais como saúde, assistência, habitação e saneamento.
O quadro de apresentações das secretarias é realizado de forma sequencial e contínua, garantindo que toda a estrutura administrativa do município tenha espaço para prestar contas de suas ações. A proposta é que, até o fim do ano, todas as pastas e autarquias passem pela Câmara, fortalecendo a cultura de transparência e o diálogo permanente entre Executivo, Legislativo e sociedade. Segundo a Mesa Diretora, fiscalizar também é cuidar e quando a Câmara acompanha de perto, toda a cidade ganha: com mais clareza, responsabilidade e compromisso com o cidadão.
Galeria


























