A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio de seu presidente, vereador Valdecir Malacarne, anunciou a realização de uma série de reuniões semanais com secretários municipais e presidentes de autarquias e fundações do município. A iniciativa tem como objetivo ampliar a transparência, aproximar o Poder Legislativo da comunidade e fortalecer o diálogo institucional com o Poder Executivo. A ação conta com apoio de todos os vereadores.
Segundo Malacarne, a medida está em consonância com o princípio constitucional da publicidade e com a missão do Legislativo de fiscalizar e dar clareza às ações da Administração Pública.
“Nosso propósito é oferecer à população informações objetivas sobre os serviços prestados pelo Executivo e o planejamento para os próximos meses, além de garantir um acompanhamento mais prático e eficiente por parte da Câmara”, destacou o presidente.
As reuniões deverão ser realizadas sempre às quartas-feiras, às 14h, na sede do Legislativo. Em cada encontro, um secretário ou presidente de autarquia será responsável por apresentar relatórios, esclarecer dúvidas e prestar contas sobre a respectiva pasta.
O cronograma já foi pré-definido para ter início no dia 8 de outubro, com a participação do presidente da FUNSAUDE e, na semana seguinte, será a vez do secretário municipal da pasta. Estão previstos ainda encontros com a Secretaria de Assistência Social, SAAE, Secretaria de Infraestrutura e Trânsito, Procuradoria Geral, Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Administração e Finanças e Secretaria de Educação.
A iniciativa pretende criar um canal permanente de comunicação entre os Poderes e a sociedade, contribuindo para o fortalecimento do controle social e para a eficiência na gestão pública.