Câmara realiza a entrega do Título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou, na noite de sexta-feira (17/12), a Sessão Solene para entrega do “Título de Cidadão Honorário” para 11 personalidades de São Gabriel do Oeste.

Cada vereador escolheu uma pessoa para entrega do título, durante a sessão que integra as comemorações do Luzes do Cerrado – O Natal Iluminado. A concessão das honrarias foi proposta pelos 11 vereadores, como forma de reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município.

Foram homenageados: Cassandra Libel Esteves Barbosa Boggi (indicação: vereador Edson Tozetto), Amaury Domingos Candeloro ( vereador Fernando Rocha), Rosmar Batista Alves (vereador Frederico Marcondes), Antônio Giovanini (vereador Geraldo Rolim), Neura de Fatima Matias Fassini (vereadora Kalícia de Brito), Ovídio Darci Muller (vereador Luizinho Freitas), Dilson Piati ( vereador Perkão Sales), Neildo Felipe de Freitas (vereador Ramão Gomes), Renê Miranda Alves (vereador Rogério Rohr), Paulo Dalceu Dias de Oliveira (vereadora Suelen Pascoal) e Gilberto Antonio Mosena (vereador Vagner Trindade).

 

Conheça um pouco mais sobre os 11 homenageados:

CASSANDRA LIBEL ESTEVES BARBOSA BOGGI

Cb image default

Nascida em 09.12.1974 em Ji- Paraná- RO, filha de Jorge Flauzino Barbosa e Estela Esteves Barbosa, casada com Luiz Alberto Boggi com quem tem dois filhos, Lucas Esteves Barbosa Boggi e Julia Esteves Barbosa Boggi.

Cassandra trilhou o mesmo caminho profissional do seu pai (contador, economista e administrador), graduando-se em Ciências Contábeis (1997) pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB, Ciências Jurídicas (UCDB- 2008), Ciências Econômicas (UNISUL -2016).

 

 

ROSMAR BATISTA ALVES

Cb image default

Nascido em Cascavel-PR, em 02/11/1974, filho de João Batista Alves e Eva de Souza Alves. Casado com Elisa Alves com quem teve uma filha, Quezia Alves e um neto, Théo Felipe.

Formado em Administração, pós-graduado em Saúde Pública, Pós-graduado em Administração de Igrejas e Entidades Sociais. Fez Médio em Teologia e Técnico em Enfermagem. Foi agente comunitário de saúde por quatro anos e meio, assumiu concurso público na prefeitura como técnico em enfermagem em 2000.

Em 2008 concorreu ao cargo de vereador, onde obteve sucesso, sendo reeleito em 2012 e 2016. Foi presidente do Hospital Municipal por dois anos, radialista, é pastor e cantor evangélico, sendo que hoje trabalha em sua função de concurso público como técnico de enfermagem no USF I – Jardim Gramado.

ANTONIO GIOVANINI

Cb image default

Natural de Mirandópolis, estado de São Paulo, nascido aos 28/07/1945, mudou-se para o então Estado de Mato Grosso, no ano de 1959, indo formar residência na Cidade de Itaporã, a 250km da capital Campo Grande, ali residindo por 42 anos exercendo atividade rural e comercial. É casado com Luci Calderan Giovanini, pai de três filhos: Angelino Sérgio, Luiz Carlos, Elaine Calderan e avô de 9 netos.

Exerceu cargo de vereador no município de Itaporã (MS) no período de 1983 à 1988 e de secretário de obras de 1996 à 1999. Pertenceu ao Rotary Club, distrito de 447 por sete anos.

Em 2001 mudou-se para São Gabriel do Oeste, para empreender no ramo comercial varejista, hoje há 20 anos é sócio proprietário do Grupo Calderan, entre o Grupo estão: Móveis Calderan, Destak Móveis e Destak Net.

 

OVIDIO DARCI MULLER

Cb image default

Nascido em 14 de setembro de 1949, na cidade de Horizontina, Rio Grande do Sul.

Durante toda sua infância morou em um sítio com seus pais, Armim Muller e Elsa Romilda Muller, e suas quatros irmãs. Com o apoio de seus pais concluiu o curso de Contabilidade. Nesse período casou-se com Ursula Trentini Muller, com quem teve três filhos.

No ano de 1978, veio para o Estado de Mato Grosso do Sul junto com a família em busca de novas oportunidades. Nesse período trabalhou com lavoura e depois com pecuária. Em 1991, Ovidio veio para o município de São Gabriel do Oeste, e foi uns dos pioneiros no comércio de gás de cozinha. Hoje com 72 anos, é referência no ramo juntamente com seus filhos, Adriane e Rubinson.

 

NEILDO FELIPE DE FREITAS

Cb image default

Nascido em 08 de setembro de 1961, em Catolé Da Rocha, Paraíba, filho de Isaura Leopoldina De Freitas e Nilton Felipe De Freitas, casado com Vera Lucia Soares Freitas, tem três filhos: Valdemberg, Vanderli, Vanderlei e sete netos.

Reside há 37 anos em São Gabriel do Oeste.

Iniciou em 1995 um pequeno comércio na área de mercearia, conhecida como mercearia do Paraíba, setor esse que atua até o momento.

Sendo uns dos primeiros Nordestinos a fixar em São Gabriel do Oeste o mesmo serviu como base para os familiares e principalmente os oriundos do Nordeste, os quais acomodava e alimentava provisoriamente.

RENE MIRANDA ALVES

Cb image default

Nascido na cidade de Campo Grande, no então Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, no dia 17 de fevereiro de 1966. Filho de Teodoro Alves, descendente de mineiro e goiano. Criado na Fazenda Alegria no município de Maracaju- MS e de Gastolina, Miranda Alves, terceira geração de uma família de produtores rurais mineiros radicados na Fazenda Ponte Alta no então município de Camapuã, hoje São Gabriel do Oeste e irmão de Renato, Marta e Romeu.

Com 16 anos ingressou na UFMS no curso de Medicina Veterinária onde formou-se em 1987.

Teve três filhos, Camila, Caio e Clara e sempre se dedicou à Medicina Veterinária e à bovinocultura de corte, trabalhando com produção animal.

Às custas de muito esforço e dedicação comprou a Fazenda Guavirá Poty, no Distrito do Areado, onde há 29 anos dedica-se à seleção da raça Nelore para produção de touros melhoradores. Em 2017 credenciou a Guavirá Poty para representar o Brasil junto ao Banco Mundial, como propriedade brasileira referência em pecuária de baixo carbono. Em 2004 iniciou um trabalho de consultoria junto a ACRISSUL, FAMASUL e Câmara dos Deputados em Brasília, no tocante à Bovinocultura de Corte.

Em 2006 criou em Campo Grande o evento ” Carne: proteína indispensável “;

Em 2014 lançou a 1° Feira do Agronegócio de Coxim.

Em 2019, juntamente com sua esposa Maria Fontoura, criou em São Gabriel do Oeste, a AGRIPESI – FEIRA DE NEGÓCIOS PARA A REGIÃO NORTE DO MS.

 

PAULO DALCEU DIAS DE OLIVEIRA

Cb image default

Nascido em 18 de maio de 1956 em Torres, Rio Grande do Sul. Filho de Bertoldo de Oliveira e Noêmia de Oliveira. Casado com Maria Eliete Vefago de Oliveira, desde 19 de março de 1988, a qual construiu sua família, pai de duas filhas: Thais Vefago de Oliveira e Julia Vefago de Oliveira.

Estudou o 1º grau na escola técnica Industrial Prof. Justino Alberto em Torres/RS e ingressou no 2º no Colégio São Domingos em Torres/RS no Curso Técnico em Contabilidade.

Em 1997 mudou-se para São Gabriel do Oeste, em busca de novas oportunidades e novos desafios. Foi diretor social da AABB, junto com sua esposa onde cuidava e organizava festas e eventos. Também foi diretor de patrimônio da Paróquia de São Gabriel.

 

DILSON PIATI

Cb image default

Nascido no dia 31/08/1962 cidade de Treviso/SC. Mudou-se para São Gabriel do Oeste em 1980 com toda sua família.

Iniciou sua vida profissional como ajudante de pacote no supermercado Rezzieri, indo depois trabalhar na CIBRAZEM e posteriormente passou no concurso do Banco do BRASIL S/A, onde trabalha até hoje, já por mais de 33 anos.

Como funcionário do Banco do Brasil, participou da Diretoria de diversa entidades ligadas à empresa, tais como:

– AABB, sendo presidente por 7 mandatos intermitentes, perfazendo um período total até o momento de 17 anos;

FENABB, ocupando o cargo por 4 mandatos;

ANABB, onde é representante local;

CESAB- conselheiro por 2 mandatos;

Sindicato dos Bancários de Campo Grande, ocupando cargos por 3 mandatos.

Sempre esteve ligado a entidades esportivas, culturais e filantrópicas.

 

GILBERTO ANTONIO MOSENA

Cb image default

Mais conhecido como Giba, teve seu primeiro contato com São Gabriel do Oeste em 1977, ficando por uma semana no então distrito de Camapuã. Mas foi em 1979 que Gilberto começou a criar os seus laços nesta região. Na época, com seus 22 anos, veio, a convite do seu pai Gradazzo Mosena, para trabalhar de vendedor e mecânico de máquinas agrícolas.

Foi aqui também que Giba conheceu sua esposa Rosanna, uma história que soma mais de 37 anos de casamento e três belos filhos.

Lutou para trazer a primeira filial de sua empresa para o município, gerando empregos e renda, oferecendo serviços de qualidade que ajudaram muito os produtores rurais da região, fazendo com que os mesmos não precisassem se deslocar aos grandes centros para usufruir de tais produtos e serviços – máquinas agrícolas.

 

NEURA DE FATIMA MATIAS FASSINI

Cb image default

Nasceu em 13/11/1957, onde hoje é o município de Turvo/PR. Desde pequena trabalhava buscando ajudar sua família e também almejando uma vida melhor.

Aos 18 anos, no ano de 1975 conheceu o Anito Fasssini, seu então amado e querido marido.

Em 1977 nasceu Gerson Luiz Fassini, o primogênito do casal. E, em 1979, resolveram que nas terras do Mato Grosso do Sul poderiam alcançar uma vida melhor e de muito mais conquistas.

Em 1984 Neura e seu marido conseguiram comprar uma casa da cidade, sendo a mesma até os dias de hoje. Em 1985, nasceu Gustavo Fassini, o segundo filho de Neura.

Em São Gabriel do Oeste, fez parte da diretoria por duas gestões da APAE, instituição, inclusive que ajudou a construir no município. Juntamente com seu marido, ajudou a construir a Fundação Cristo Rei e o Country Club de São Gabriel do Oeste.

Neura também sempre participou dos movimentos políticos no município.

AMAURY DOMINGOS CANDELORO

Cb image default

Nascido em São Paulo, em 20 de junho 1946, filho de Romeu Candeloro e Leonor da Silva Candeloro, casado com Sonia Monteiro Candeloro, teve 3 filhos. Estudou em escola pública, cursou a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiros, USP, a quinta escola de Engenharia e Agronomia do mundo, e formou se em julho de 1973.

Iniciou seus trabalhos agronômicos no Paraná, foi designado para trabalhar em Ibiporã e posteriormente em Apucarana, no Paraná, nas cooperativas locais.

Em agosto de 1976 veio para o Mato Grosso, na época, para plantar café na Fazenda Santa Rita, onde plantou 850.000 covas de café.

É sócio fundador do Lions Clube de São Gabriel do Oeste, com sua esposa e sócio fundador da loja Maçônica de nossa cidade.

Trabalha com agrimensura e projetos ambientais, executou os trabalhos de escritórios e de campo em 16 loteamentos e já mediu pelo menos a metade do município de São Gabriel do Oeste.

Notícias semelhantes