A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste reforça seu compromisso com a luta pelo fim da violência contra a mulher ao aderir à campanha #TodosPorElas, uma iniciativa interinstitucional dos Três Poderes do Estado de Mato Grosso do Sul. A Procuradoria da Mulher da Câmara, representada pelas vereadoras Ana Moreira e Rose Procópio, participou da ação ao lado da vereadora Ivone Pierezan, que, junto com elas, fazem parte da primeira composição feminina de três mulheres eleitas na história do Legislativo municipal.
A campanha #TodosPorElas foi idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, e tem inspiração na iniciativa global “He for She”, lançada pela ONU Mulheres em 2014. O objetivo é mobilizar não apenas as instituições públicas, mas também toda a sociedade, para combater, prevenir e erradicar o feminicídio – quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.
O projeto reúne esforços do Poder Judiciário, por meio do Tribunal de Justiça, do Poder Executivo, representado pelo Governo do Estado, e do Poder Legislativo, através da Assembleia Legislativa. A mensagem central da campanha ressalta que a luta contra a violência de gênero deve ser uma causa coletiva e solidária, envolvendo todos na construção de um ambiente seguro para as mulheres.
A Câmara de São Gabriel do Oeste, por meio da Procuradoria da Mulher, reforça que a população pode buscar atendimento e orientações diretamente na instituição. “A campanha #TodosPorElas é mais um passo contra a violência doméstica e o feminicídio. A Câmara está de portas abertas, estamos aqui para a luta. Vocês não estão sozinhas”, enfatiza a procuradora Ana.
Além disso, o site oficial da Câmara disponibiliza um link direto com informações da Rede de Proteção no município, incluindo instituições essenciais para a defesa dos direitos das mulheres e o bem-estar da comunidade. Também há um acesso para a solicitação online de medidas protetivas, exclusivo para vítimas do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dados
Mato Grosso do Sul é o 4º estado que mais mata mulheres no Brasil, segundo dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Desde a Lei de feminicídio, em 2015, foram 291 vítima, de acordo com a Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul). No Brasil, uma pesquisa revela que a cada seis horas uma mulher morre por feminicídio no País, ou seja, quatro mulheres por dia são assassinadas.
Em 2023, Mato Grosso do Sul teve o maior número de denúncias de violência doméstica dos últimos dez anos, com 22.696 ocorrências. O levantamento também destaca que mulheres negras, classificadas como pretas ou pardas, representam a maioria das vítimas e que a faixa etária mais afetada foi a de mulheres entre 25 e 29 anos.
Em 2024, o Ligue 180 registrou um aumento de 27,25% nas denúncias. Por telefone ou WhatsApp, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – é gratuito, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, mande uma mensagem para o número (61) 9610-0180.