Campanha de prevenção ao câncer de colo de útero acontecerá no próximo sábado (23)

No próximo sábado, 23 de outubro, acontece em todas as unidades de saúde de São Gabriel do Gabriel do Oeste mais uma edição da Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero. O início será às 8h, com encerramento previsto para às 16h. A campanha também é uma ação em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Durante a campanha serão realizados também testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C para homens e mulheres, além de orientações sobre o autoexame das mamas e a importância do papanicolau. Para ser atendida, a mulher deve procurar sua unidade de saúde portando seus documentos pessoais. Já para realizar o exame de preventivo, a mesma não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, não usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal 48 horas antes da coleta. Mulheres que realizaram o exame há menos de 1 ano, não precisam realizá-lo novamente.

As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero podem ser descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. Sua prevenção primária está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV). A transmissão do HPV acontece, principalmente, por via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na atualidade.

É recomendável que mulheres de até 65 anos façam o exame uma vez ao ano ou conforme orientação médica. Os exames preventivos estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde e podem ser feitos durante todo o ano em qualquer unidade de saúde com agendamento prévio. O diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz trazendo maiores chances de cura.

Serviço  

Campanha de Preventivo

Data: 23 de outubro

Horário: das 8h às 16h

Local: em todas as unidades de saúde

Notícias semelhantes