Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea começa hoje em São Gabriel do Oeste

São Gabriel do Oeste recebe, a partir desta quarta-feira (19), mais uma campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação é realizada pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemosul, e segue também nesta quinta-feira (20).

Os atendimentos acontecem na Unidade de Saúde VI, no Bairro Redondo. Nesta quarta-feira, as doações serão realizadas das 13h às 17h. Já na quinta-feira, a equipe atenderá em dois períodos, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A campanha busca facilitar o acesso dos moradores à doação sem a necessidade de deslocamento para outros municípios, além de contribuir para a manutenção dos estoques de sangue utilizados no atendimento de pacientes em diferentes situações, como cirurgias, tratamentos, acidentes e emergências.

Durante a mobilização, também será possível realizar o cadastro como doador de medula óssea, ampliando as chances de pacientes que aguardam por um transplante encontrarem um doador compatível.

Doar sangue é um gesto que pode salvar vidas

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que os moradores que estejam aptos participem da campanha. A doação de sangue é um procedimento seguro e uma única bolsa coletada pode contribuir para o atendimento de diferentes pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Lira Adono, destaca a importância da participação da comunidade. “Quando o Hemosul vem até São Gabriel do Oeste, temos uma oportunidade muito importante de mobilizar a nossa população e facilitar o acesso à doação. Cada pessoa que participa está dedicando alguns minutos do seu dia para ajudar alguém que pode estar enfrentando um momento muito difícil. Por isso, convidamos nossa comunidade a mais uma vez abraçar essa campanha e fazer parte dessa corrente de solidariedade”, ressaltou.

Além da doação de sangue, o cadastro para doação de medula óssea representa uma oportunidade de ampliar o número de possíveis doadores disponíveis para pacientes que necessitam de transplante. A compatibilidade pode ser difícil de encontrar e, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as possibilidades de localização de um doador compatível.

Serviço

Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores de Medula Óssea

19 de agosto – das 13h às 17h

20 de agosto – das 7h às 11h e das 13h às 17h

Local: Unidade de Saúde VI (Redondo)

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde convidam a população a participar. Doe sangue, cadastre-se como doador de medula óssea e ajude a transformar solidariedade em esperança para quem precisa.

Notícias semelhantes