Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea começa amanhã

São Gabriel do Oeste recebe nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), a primeira Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2021. A ação, que é realizada pela secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e conta com apoio do Lions Club e da COOASGO, tem como objetivo garantir o abastecimento do estoque do banco de sangue estadual, além de realizar novos cadastros de doadores de medula.

De acordo com nota emitida pelo Hemosul no dia 11 de agosto, o estado atual do banco de sangue é alarmante. Entre os meses de junho e agosto há uma queda nas doações, que pode chegar a 70%, devido a oscilações de temperatura e a baixa umidade relativa do ar, que causa problemas respiratórios.

A queda foi ainda mais significativa durante a pandemia, pois muitos doadores ficaram doentes, receosos de sair de casa. Além disso, as vacinas também deixam as pessoas inaptas a doar por um período de até 7 dias.

“Nós sentimos essa queda nas doações todos os anos nesses meses e com a pandemia ficou ainda mais crítico. Pedimos o apoio de toda a população para que vá e faça sua doação. A cada bolsa doada podemos salvar até quatro vidas e precisamos da ajuda de vocês para continuarmos ajudando aqueles que precisam” apela a coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

A coleta será feita na quarta-feira (22) das 13h às 17h e na quinta (23) das 7h às 11h, na unidade de saúde dos Correios (Avenida Getúlio Vargas) – PSF V. Para doar, é necessário levar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).  No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml) para a realização dos testes de compatibilidade (HLA).

Critérios para doação 

Pessoas entre 16 (com autorização de um responsável) e 69 anos podem doar sangue. Além disso é necessário pesar mais de 55 quilos, estar com boa saúde e bem alimentado na data. Não podem doar sangue pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 30 dias, pessoas que tiverem ingerido álcool a menos de 12h, que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV ou qualquer doença sexualmente transmissível, grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente também deve aguardar seis meses para realizar a doação.

Tempo das Vacinas

Coronavac – se você tomou esta vacina deve esperar 48h para doar;
Pfizer, Astrazeneca e Janssen – devem esperar 7 dias para doar.

Notícias semelhantes