Enquanto o mês de outubro traz consigo o tom rosa da conscientização contra o câncer de mama, setembro se apresenta com o amarelo vibrante, simbolizando a urgência do alerta global sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 90% dos casos de suicídio podem ser evitados, e São Gabriel do Oeste se mobiliza para disseminar essa mensagem fundamental.
O suicídio é uma questão de extrema gravidade que afeta profundamente toda a sociedade. É de suma importância que disseminemos informações e promovamos a conscientização. A Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, destaca essa necessidade: “Em nosso município, estamos disponibilizando assistência e encorajando as pessoas a zelarem com atenção e carinho pela sua saúde, tanto física quanto mental. Nosso foco de trabalho é a valorização da vida.”
Este processo de conscientização está prestes a iniciar, contando com a valiosa colaboração do Pastor Matheus Ovando, capelão do projeto “Nenhum a Menos, Sim à Vida”. Em parceria com o Departamento de Formação Continuada e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da rede socioassistencial local, o projeto concentra seus esforços na promoção de valores, na prática da empatia através do ouvir e na enfatização da importância da vida, com especial enfoque voltado para os jovens.
Os dados no Brasil são assustadores, segundo o divulgado, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Isso significa 32 brasileiros perdendo a vida a cada dia, uma estatística que ultrapassa as vítimas da AIDS e a maioria dos tipos de câncer.
Felizmente, existem recursos disponíveis para ajudar. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um desses recursos, oferecendo atendimento de escuta 24 horas. Basta ligar para o número 188 e solicitar apoio, ou buscar orientação online por meio do site e chat. Além disso, o município oferece atendimento especializado gratuito, com encaminhamento realizado pelas unidades de saúde locais.
Neste mês de setembro, o amarelo nos recorda a importância de cuidar de nossa saúde mental e de estender a mão para aqueles que precisam. Vamos nos unir como comunidade para promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio. Junte-se a nós nessa causa!