A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste promoveu, no último final de semana, a primeira Campanha de Coleta de Preventivo do Câncer do Colo do Útero de 2022. Durante a ação, alusiva ao mês da mulher, os profissionais de saúde atenderam mais de 260 mulheres.
Ao todo, foram 261 preventivos coletados e 207 exames clínicos da mama realizados. Já entre os testes rápidos, foram realizados 270 exames de HIV, 269 de sífilis, 270 de Hepatite B e 215 de Hepatite C, tanto para o público masculino, quanto feminino. Além dos preventivos e testes rápidos, 206 atendimentos odontológicos, com avaliações e limpeza complementaram o atendimento.
De acordo com Juciléia Carvalho Mota Magalhães, coordenadora dos Programas Municipais de Saúde e organizadora da Campanha, alguns exames de colo de útero e de mamas apresentaram resultados alterados e as pacientes já foram encaminhadas para o atendimento com especialista. No caso de testagens rápidas para as IST, a campanha registrou 3 casos reagentes para sífilis, 1 para HIV e 1 para Hepatite B. “Esse rastreamento é muito importante, pois quanto mais rápido é a identificação e diagnóstico, mais rápido é o tratamento, assim a cadeia de transmissão é quebrada reduzindo o número de infectados”, disse.
Além da Campanha, a Secretaria de Saúde realiza os exames preventivos durante todo o ano em qualquer unidade de saúde com agendamento prévio. É recomendável que mulheres de até 65 anos façam o exame uma vez ao ano ou conforme orientação médica. Os resultados dos exames preventivos realizados em São Gabriel do Oeste estarão disponíveis nos próximos dias nas unidades de saúde.
Preventivo
O preventivo é um dos exames que devem estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. O papanicolau, como é conhecido, é um exame indolor e que detecta o câncer cervical ainda em seu estágio inicial. Este câncer tem como principal fator causador o Papilomavírus Humano (HPV), que é responsável pelo aparecimento de verrugas genitais.