Campanha de Vacinação contra Influenza 2024 começa amanhã em São Gabriel do Oeste

Começa nesta quarta-feira (20) em São Gabriel do Oeste a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024. Conforme anunciado pela Secretaria de Saúde, a mobilização foi antecipada devido ao aumento no número de casos de síndrome respiratória, seguindo a orientação do Estado. A campanha se estenderá até 31 de maio e ocorrerá em todas as unidades de saúde da cidade, com o dia D previsto para 13 de abril.

O público-alvo desta campanha inclui crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A vacina utilizada é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, como A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria). A expectativa é que a vacinação massiva da população reduza complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, com a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu na última sexta-feira (15) do Ministério da Saúde a primeira remessa da vacina contra influenza, com 108 mil doses para atender os 79 municípios do Estado.

Notícias semelhantes