Uma nova frente fria vai chegar a Campo Grande nos próximos dias. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima prevista é de 10ºC até o fim da semana.
Após onda de calor nos primeiros dias de abril, as chuvas isoladas registradas até este domingo (10) acumularam 12,5% do esperado para todo o mês.
Segundo o meteorologista do Inmet Olívio Bahia, a população campo-grandense pode se preparar para a oscilação das temperaturas, que devem variar ao longo desta semana entre 10ºC e 32ºC.
Conforme o Inmet, nesta segunda-feira (11) e na terça-feira (12), a máxima deve chegar a 32ºC e a mínima a 23ºC. A partir de quarta-feira (13), a máxima na Capital vai começar a cair para 24ºC, e a mínima vai se manter na média de 23ºC. Nesse dia, é aguardada chuva expressiva em Campo Grande, o que deve colaborar ainda mais para o surgimento da nova frente fria.
A queda mais intensa no termômetro é aguardada para quinta-feira (14), cuja previsão é de máxima de 26ºC e mínima de 10ºC. O mesmo cenário é previsto para o feriado de Sexta-Feira Santa (15).
Segundo o meteorologista Olívio Bahia, é possível que ocorra uma queda ainda mais significativa na temperatura. Além disso, existe a possibilidade de que a frente fria já venha mais intensa no dia 13.
CHUVAS
Conforme os dados do Inmet, o índice de chuvas de abril está muito abaixo da média. O esperado para a climatologia é que em abril chova cerca 116,5 milímetros.
No entanto, até este domingo, o levantamento mostra que choveu apenas 14,6 milímetros, ou seja, 12,5% do que é aguardado para o mês.
Diante desse cenário, considerando que na primeira dezena do mês choveu tão pouco, é previsto que até o fim de abril não seja alcançada a média climatológica, a não ser que aconteça uma virada no tempo, segundo Bahia.
Nesta semana, a previsão indica que apenas na quarta-feira (13) devem ocorrer chuvas mais intensas na Capital. Para os outros dias, são aguardadas pancadas isoladas de chuva.
UMIDADE DO AR
De acordo com o Inmet, o cenário propício de chuvas isoladas ao longo desta semana deve resultar em uma maior umidade relativa do ar no município, que sofreu nos últimos dias com a intensa onda de calor. Para os próximos dias, é esperado que a umidade varie entre 30% e 90% em Campo Grande.
Entre hoje e amanhã, a umidade do ar vai alcançar níveis mais baixos. A mudança nesse aspecto vai acontecer a partir de quarta-feira, quando a mínima esperada será de 55% e a máxima em 85%.
Na quinta-feira, o aumento da umidade do ar será ainda mais intenso, com a chegada da frente fria. Nesse dia, a umidade deve alcançar índices de até 95%.
OSCILAÇÃO
As últimas semanas foram marcadas por mudanças abruptas do tempo na Capital e no interior do Estado. No período entre o fim de março e o início de abril, as temperaturas chegaram a 14ºC nas regiões sul e sudeste de MS.
Após essa frente fria passageira, houve aumento considerável na temperatura na semana passada, com máximas na casa de 33ºC no Estado.
Fonte: Correio do Estado