Campo Grande registrou 66,6 milímetros em 14 horas seguidas de chuva

Foto: MARCELO VICTOR
Campo Grande adormeceu e amanheceu debaixo d’água de ontem (27) para hoje (28). A chuva começou por volta das 21h de terça e não tem hora para acabar nesta quarta-feira. Até o momento, são 14 horas seguidas de chuva na Capital.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, 66,6 milímetros foram registrados das 21h às 11h em Campo Grande, sendo 12,2mm na noite de terça e 54mm na madrugada e manhã de quarta-feira.

Os ventos atingiram 53 km/h e 1.640 raios foram registrados das 00h às 5h, na Capital.

Segundo a Energisa, houve queda de árvores sobre a rede elétrica e rompimentos de cabos nos bairros Vila Bandeirantes, Vila Nasser e Amambaí. A concessionária triplicou o número de equipes para reparar os estragos deixados pela chuva.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), uma frente fria está em Mato Grosso do Sul, provocando chuvas, ventos, raios, umidez, queda nas temperaturas, céu nublado e tempo instável.

Com a chuva, a umidade relativa do ar saltou para 95% em Campo Grande, melhorando a qualidade de respiração. A umidade indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As condições climáticas instáveis devem permanecer nesta quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30), com chuva, temperaturas amenas e tempo úmido.

Segundo o Inmet, a partir de sábado (1º), temperaturas voltam a subir e o tempo fica firme. O primeiro turno das eleições será de sol, calor e temperaturas próximas aos 30ºC em Campo Grande.

Chuva na primavera

A primavera começou em 22 de setembro e terminará em 21 de dezembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com prognóstico divulgado por Abrahão.

Haverá temporais, chuvas fortes, raios, descargas elétricas de grande intensidade, ventos fortes e queda de granizo na primavera.

A probabilidade de enchentes e inundações é elevada. Pode ocorrer grandes volumes de chuva em curtos períodos, causando transbordamentos, queda de arvores e obstruções em canais e redes de esgotos.

As chuvas retornam aos poucos e passam a ser mais frequentes e intensas no decorrer dos meses.

As pancadas de chuva e trovoadas têm início no fim da tarde e fim no começo da noite.

A princípio, as precipitações ocorrem inicialmente nas primeiras horas da tarde e, com o avanço da estação, prosseguem para o fim da tarde e até o começo da noite.

Cuidados

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

 

Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes