Capacitação em Tuberculose e Hanseníase: Profissionais de Saúde se Atualizam sobre as Estratégias para Reduzir a Incidência de Casos em São Gabriel do Oeste.

Nos dias 18 e 19 de abril, o Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Hanseníase promoveu uma oficina de capacitação para atualizar os profissionais de saúde que atuam na assistência do paciente com tuberculose e hanseníase em São Gabriel do Oeste. O objetivo da capacitação foi alinhar estratégias que visam manter as atividades em busca da redução de incidência de casos dessas doenças.

A tuberculose é uma doença grave que pode levar à morte se não for tratada. Já a hanseníase, pode ocasionar incapacidades físicas. Com isso em mente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2035, reduzindo a incidência para 10 casos a cada 100 mil habitantes e a mortalidade para 1 caso a cada 100 mil habitantes.

O evento foi organizado pela coordenadora dos programas de saúde, enfermeira Juciléia e pelo Departamento de Formação Continuada da prefeitura de São Gabriel do Oeste, contando com a participação de Laryssa Almeida de Brito Ribeiro, Gerente Estadual do Programa de Tuberculose e Hanseníase, e Cleide Aparecida Alves Souza, Especialista do Programa Estadual de Tuberculose e Hanseníase, responsáveis pela capacitação.

Durante a oficina, os profissionais de saúde foram atualizados sobre as estratégias mais eficientes para o controle e tratamento da tuberculose e da hanseníase, incluindo a importância da identificação precoce dos casos, o tratamento adequado e o acompanhamento dos pacientes.

A capacitação teve como objetivo não apenas atualizar os profissionais de saúde, mas também enfatizar a importância da prevenção e do controle dessas doenças, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e a redução da incidência de casos. Com isso, espera-se que a meta estabelecida pela OMS possa ser alcançada em todo o mundo.

 

“A capacitação em tuberculose e hanseníase foi um importante passo para melhorar a assistência aos pacientes e promover a redução da incidência de casos dessas doenças. É fundamental que os profissionais de saúde estejam atualizados e capacitados para lidar com essas doenças, garantindo o tratamento adequado e o controle da transmissão. Com ações como essa, podemos garantir a melhoria da qualidade de vida da população e o controle dessas doenças em todo o mundo.” finalizou o secretário Municipal de Saúde, Geraldo Rolim.

Notícias semelhantes