O Hospital de Amor de Barretos em parceria com Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, Fundação João XV e Leilão Direito de Viver, traz para a cidade nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, a carreta “Missão Gênese”. Essa segunda unidade móvel acompanhará a carreta do Hospital de Amor, que estará realizando gratuitamente, nestas datas, exames de preventivo e mamografia na cidade.
A “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” é uma unidade educativa que realiza, desde 2017, um trabalho de imersão para adolescentes de 11 a 15 anos, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção de câncer. De acordo com a organização da ação, o atendimento realizado pela carreta será pré-agendado com entidades e as unidades escolares do município.
O projeto faz uso da gamificação para proporcionar uma experiência que visa abordar um tema complexo de maneira lúdica, transformando estudantes do Ensino Fundamental/Anos Finais em protagonistas de uma aventura de investigação científica. A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida.
Durante a experiência, os jovens contarão com esse grande suporte tecnológico para simular a investigação de doenças, aprendendo em grupo, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver doenças como o câncer ao longo da vida.
Missão Gênese
A Missão Gênese nasceu com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do autocuidado, que são as chaves para reduzir a incidência e diminuir o número de casos fatais. Prevenir e cuidar são atos de amor e salvam vidas.
A informação é uma das principais armas na luta contra o câncer. E o principal objetivo da Missão Gênese é fazer dos jovens que participam desta jornada pela vida multiplicadores de conhecimento. Compartilhando o que aprenderam eles se tornam verdadeiros heróis na batalha contra a doença.