Chuva escura cai no Rio Grande do Sul e coloração pode ter explicação nas queimadas do Pantanal

Foto: Reprodução - Moradores registraram água armazenada em baldes.

Apesar de não ter cheiro nem gosto, recomendação é que ela não seja consumida

Uma chuva com coloração escura encheu baldes e caixas d’águas e assustou moradores de São Francisco de Assis neste domingo (13). O fenômeno pode ter sido causado pelas queimadas no Pantanal. Fotos de caixa d’água e até copos com água “marrom” foram postadas nas redes sociais.

Após grandes queimadas, como as que atingem o Pantanal no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, a fuligem pode “viajar” centenas de quilômetros. É o que explica a meteorologista Catia Valente, em uma entrevista à rede CNN.

“O vento vem da direção norte a sul e transporta ar quente, junto à fuligem das queimadas. O fenômeno é pouco comum, mas pode ocasionar até mesmo chuva ácida – o que não é o caso da caída em São Francisco de Assis”, explicou Cátia.

 

Água que saía da torneira era marrom e preocupou moradores. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

 

A fumaça das queimadas do Pantanal, e também da Amazônica, começaram a chegar nas regiões sul e sudeste nos últimos dias, segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Apesar da cor, a água não oferece perigo e nem tem cheiro ou gosto. Ainda assim, as orientações dos especialistas é que ela não deve ser consumida.

Professora de Química da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Nadya Silveira destaca que “para uma exposição durante dias, as chances de ocorrer algum problema não devem ser subestimadas”.

Fonte: Midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes