A chegada de um ciclone extratropical, junto à formação de uma frente fria, deve provocar chuvas intensas em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (9), a previsão indica que o acumulado de chuva pode superar os 40 milímetros.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o aprofundamento rápido de um sistema de baixa pressão atmosférica dará origem à formação de um ciclone extratropical no centro-sul do Brasil. Consequentemente, o ciclone atua de forma indireta no Estado, favorecendo a ocorrência de chuvas.
Assim, o dia será marcado por chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Além disso, a previsão indica mais chuva ao longo da semana. Entre quarta (10) e quinta-feira (11), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece a nebulosidade.
Devido à influência de uma frente fria oceânica, combinada ao aquecimento diurno e ao deslocamento de cavados — especialmente na metade norte do Estado —, há condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva. Em pontos isolados, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Fonte: Jornal Midiamax






















