Aprimorar a gestão pública visando ao desenvolvimento dos municípios, o fomento à economia local e o aumento da qualidade de vida da população. Este é um dos objetivos do Cidade Empreendedora, programa criado pelo Sebrae/MS e executado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e as prefeituras que aderiram à iniciativa.
O trabalho avançou em mais um passo essencial com a assinatura do Acordo Municipal de Gestão, promovida nesta terça-feira (21), durante o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Sebrae/MS, Governo do Estado e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
Entre os municípios participantes está São Gabriel do Oeste, representado pelo prefeito Leocir Montanha, que esteve presente no ato de assinatura reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a eficiência da administração pública.
“O Cidade Empreendedora é uma ferramenta importante para fortalecer o planejamento, a inovação e o crescimento econômico. São Gabriel do Oeste tem avançado com responsabilidade e esse acordo reforça nosso compromisso em fazer uma gestão moderna, voltada para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Leocir Montanha.
O Acordo Municipal de Gestão foi assinado pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; pelo governador Eduardo Riedel; e, representando os municípios participantes, pelo presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli.
A proposta do acordo é fortalecer o compromisso de prefeitos e secretários municipais com a melhoria das condições de desenvolvimento e da qualidade de vida da população. Por meio do programa, as gestões municipais são acompanhadas na elaboração de diagnósticos e metas que orientam o trabalho em áreas estratégicas, como saúde, educação, desenvolvimento econômico e assistência social.
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel enfatizou que o desenvolvimento dos municípios depende diretamente de uma gestão pública eficiente e da criação de um ambiente favorável aos negócios.
“Ambiente de negócios é a confiança que o empresário tem no município e no Estado. É inovação, desburocratização e diálogo com o setor produtivo. Esse ambiente é o que gera crescimento, emprego e renda”, afirmou o governador.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, explicou que o Cidade Empreendedora vai além do fomento ao empreendedorismo, tornando-se uma metodologia de gestão voltada à entrega de resultados concretos.
“O sucesso do pequeno negócio passa pela gestão pública. O envolvimento dos gestores faz a transformação acontecer. Com o Cidade Empreendedora, construímos um legado que vai além dos mandatos, levando desenvolvimento para toda a comunidade”, destacou.
Para o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, o programa proporciona um planejamento sólido e contínuo.
“O Sebrae é assertivo ao propor metas baseadas em políticas públicas e não apenas políticas de mandato. É uma ferramenta que aproxima o poder público da sociedade e estimula o diálogo com a iniciativa privada para transformar as cidades”, ressaltou.
Nesta edição, 35 prefeituras assinaram o plano de execução do programa, que tem como foco o fortalecimento da economia local, a desburocratização e a criação de oportunidades.
Desde sua criação em 2018, o Cidade Empreendedora já contemplou 45 cidades sul-mato-grossenses, e atualmente acompanha 36 municípios, incluindo São Gabriel do Oeste. O programa é executado com recursos do Governo do Estado, por meio da Semadesc, e oferece três formatos de atuação: Excelência, Avança e Transforma.
O novo ciclo do programa busca aprimorar a eficiência da gestão pública e promover melhorias diretas na qualidade de vida da população, consolidando-se como uma das principais ferramentas de apoio ao desenvolvimento municipal em Mato Grosso do Sul.




















