Após as tempestades registradas na última sexta-feira (7), o estado do Paraná está novamente sobre avisos de tempestade. Com grau de severidade de ‘Perigo Potencial’, o primeiro iniciou ontem (11) e segue até 23h59 de hoje. Já nesta quarta-feira (12), o aviso laranja de ‘Perigo’, divulgado pela manhã, também permanece até 23h59.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tempestade deve ocorrer principalmente nas regiões noroeste e norte central do Paraná. Além disso, está prevista chuva entre 30 e 60mm/dia, ventos intensos (entre 60 e 100km/h) e queda de granizo.
Os riscos potenciais ainda incluem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Assim, o órgão recomenda que não busque abrigo debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e desligue aparelhos elétricos.
Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros também estará disponível para atendimento por meio do número 193.
Tornados no Paraná
Na última sexta-feira (7), três tornados atingiram o Paraná. Um deles devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos que chegaram a 330km/h. Na sequência, ocorreram outros dois tornados nos municípios de Guarapuava e Turvo.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado), os tornados resultaram da passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico. O fenômeno criou um ambiente instável de descargas elétricas, granizo e ventos intensos na região.
No total, os tornados provocaram 8 mortes na região sul do país: 7 no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
Fonte: Jornal Midiamax





















