Ciops cria norma para avaliar e padronizar atendimento do 190 e 193

Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado aprovou o novo Regimento Interno da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública. Junto com ela, está uma importante instrução normativa voltada para a avaliação contínua do atendimento prestado pelos serviços de emergência.

Essa normativa se refere diretamente aos números de emergência 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar, com o objetivo de garantir que a resposta a esses chamados seja sempre eficiente, ágil e respeitosa.

Segundo o Coronel Danilo Santos Moreira Leite, diretor-geral do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), o que impulsiona a necessidade de uma avaliação constante desse atendimento é assegurar que a população receba o melhor suporte possível em momentos de emergência.

“O Método Avaliativo do Atendimento Emergencial 190/193 no âmbito do Centro Integrado de Operações de Segurança visa orientar como se dará esse controle de qualidade do atendimento, para que o Ciops possa oferecer à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar subsídios, por meio de relatórios periódicos, para buscar a melhoria contínua do atendimento”.

Ele conta que em situações de urgência, as pessoas que entram em contato com os serviços de emergência, frequentemente estão em estado de estresse, o que exige dos atendentes uma habilidade singular para coletar informações rapidamente, compreender os fatos e garantir que o solicitante seja tratado com respeito.

“O que motiva a necessidade de avaliação é garantir ao cidadão o melhor atendimento possível. Diariamente, muitas pessoas recorrem aos números de emergência 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar para pedir socorro.”

A instrução normativa agora em vigor no âmbito do Ciops tem como principal objetivo tentar estabelecer um método eficaz para a avaliação contínua desse atendimento, orientando como deve ser feito o controle de qualidade e auditando os processos para garantir sua eficiência.

A implementação dessa avaliação de qualidade não é uma novidade no Ciops, mas a instrução normativa vem para consolidar e padronizar essa prática.

“Essa prática de auditar as chamadas de emergência já ocorria no Ciops. O que essa instrução normativa faz é consolidar o método, visando sua padronização”, afirma o Coronel.

Segundo ele, o objetivo é garantir que todos os atendentes sigam as mesmas diretrizes e procedimentos, promovendo a uniformidade e a excelência no atendimento.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

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