Segundo atualizações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, são 500 hectares consumidos pelo fogo que se espalhou pela região conhecida como Banhado, nas proximidades do rio Formoso, em Bonito, município localizado a 297,4 km da Capital.
O incêndio que iniciou às 15h da segunda-feira dura 96h, com militares se revezando sem parar. Durante a manhã, desta quinta-feira (21), o trabalho, ficou por conta de duas guarnições na linha de frente e uma aeronave com capacidade de 3 mil litros de água por lançamento.
Confira a imagem via satélite da região atingida:
Até o momento, segundo a Capitã Thamara Moura, da Polícia Militar Ambiental, não há registros de animais silvestres feridos. A PMA segue fazendo monitoramento via satélite.
Efetivo
Um destacamento de bombeiros de Corumbá uniu forças e agora são um total de 48 militares. Sendo homens e mulheres que fazem parte da Operação Pantanal, trabalhando em revezamento para a extinção do fogo. A região do banhado é de charco, por isso não é possível entrar com máquinas pesadas.
As viaturas se aproximam o máximo possível, são seis equipadas com o “kit pick up” que possui a capacidade de armazenamento de 600 litros de água, outro autotanque com capacidade de 7 mil litros d’água.
“Locais onde as viaturas não acessam os militares chegam caminhando e com o uso de abafadores, bombas costais, sopradores e pinga fogo. Há também o uso de barcos equipados com motobombas para combate a partir do rio Formoso e drones para monitoramento das áreas atingidas”, explicou a assessoria dos bombeiros em Bonito.
A Frente
Durante a madrugada os bombeiros conseguiram afunilar as chamas para uma área em que possibilita a utilização da aeronave que irá jogar água. Conforme adiantou a Tenente-Coronel comandante da CPA, Tatiane Inoue, que está no comando da ação.
“Ontem a noite por volta das 20h a frente tomou um distanciamento de aproximadamente 3 km de fogo dentro do Banhado. Intensificamos o combate noturno inclusive pelo rio para evitar que esse incêndio ultrapassasse o rio Formoso e atingisse uma área ainda maior do Banhado. Hoje nossas técnicas estão conduzindo o incêndio para uma área que facilita o combate tanto aéreo quanto por terra”.
Divulgação Bombeiros Militares de Bonito
Onde começou o fogo?
As imagens via satélite estão sendo avaliadas para identificar o ponto de ignição. Baseado nisto, conforme explicou a Assessora de Comunicação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Capitã Thamara Moura, as equipes que estão a campo conseguem identificar se a origem foi antrópica ou natural.
Fonte: Correio do Estado