Mato Grosso do Sul foi o estado do Centro-Oeste com maior crescimento na busca dos consumidores por crédito em 2025, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian.
No acumulado do ano, a procura por recursos financeiros em MS avançou 16,8%, acima da média nacional, que ficou em 14%. Em todo o país, o resultado sucede a alta de 9,5% registrada em 2024.
De acordo com a economista-chefe da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o cenário reflete o ambiente econômico ao longo do ano.
“A trajetória da demanda por crédito em 2025 revela um movimento mais disseminado ao longo do ano, com crescimento presente em todas as regiões e faixas de renda. Diferentemente do observado no ciclo de aperto entre 2021 e 2022, quando a elevação da Selic até 13,75% conteve a procura por crédito, o avanço recente ocorre mesmo em um ambiente ainda de juros elevados, como Selic em 15,00% desde junho de 2025”, disse.
Segundo ela, esse comportamento sugere uma mudança na natureza da demanda, sobretudo entre os consumidores de menor renda, para os quais o crédito tem sido cada vez mais utilizado como instrumento de ajuste financeiro diante da desaceleração da atividade e da pressão sobre o orçamento das famílias.
Em 2025, os consumidores com renda de até um salário-mínimo lideraram o crescimento na busca por crédito, com alta de 19,5%. Em seguida aparecem aqueles com renda entre um e dois salários-mínimos, com avanço de 19,4%. Já entre quem recebe de dois a cinco salários-mínimos, o aumento foi de 2,2%.
Maiores altas no Norte e Nordeste
A alta na demanda foi registrada em todas as Unidades da Federação. No Norte e no Nordeste, estados como Roraima (23,1%), Amazonas (21,6%) e Acre (19,7%) tiveram os maiores percentuais de crescimento.
Na comparação anual, dezembro de 2025 apresentou aumento de 34% na busca por crédito em relação ao mesmo mês do ano anterior, também com avanço em todas as faixas de renda.
O indicador é calculado com base em uma amostra de CPFs consultados mensalmente na base da Serasa Experian, considerando transações que envolvem algum tipo de relação de crédito entre consumidores e instituições financeiras ou empresas.
Fonte: Jornal Midiamax

















