Com medo de conflito fundiário, fazendeiro de Dourados fabrica trator blindado para plantar

Com medo de conflito fundiário, fazendeiro de Dourados fabrica trator blindado para plantar

Trator foi adaptado com chapas de aço. (Foto: Ligado na Notícia)

Produtor diz que tomou a medida para proteger peões de ataques indígenas

Em Dourados, maior município no interior de Mato Grosso do Sul, um fazendeiro ‘blindou’ um trator para continuar plantando na propriedade rural dele. Segundo o produtor rural, a medida é uma tentativa de se proteger do conflito fundiário com indígenas que se arrasta há décadas na região.

O produtor adaptou o trator com chapas de aço para, segundo ele, conseguir realizar o plantio com segurança para os funcionários. Apesar da criatividade, a solução encontrada não impediu novo episódio de confronto nesta terça-feira (4). A polícia precisou ser acionada.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 9h de ontem, oito funcionários da fazenda estavam realizando o plantio com quatro tratores, entre eles, o blindado, quando aproximadamente 70 indígenas teriam chegado e começado a expulsar os trabalhadores. Segundo a ocorrência, um dos suspeitos ainda teria disparado na direção de um dos tratores e o grupo teria tentado atear fogo utilizando coquetéis molotov.

Segundo informações quando a equipe chegou, os índios atacaram os policiais com flechas e pedradas, danificando os para-brisas de três viaturas. Segundo relatos, a polícia tentou negociar com o grupo, mas, não teve êxito. Na propriedade rural foram apreendidas diversas flechas artesanais que teriam sido utilizadas durante o confronto.

Fonte: Midiamax

 

Compartilhe

Write a Comment

view all comments