Com orientação e óculos adequados, clube de astronomia da UFMS oferece observação gratuita do eclipse solar

A Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande e o Clube de Astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece neste sábado (14), uma orientação gratuita e proteção para quem desejar acompanhar o eclipse solar anular.

Segundo os organizadores, das 15h às 16h30, os professores e estudantes do Instituto de Física estarão em frente ao Museu Dom Bosco, nos altos da avenida Afonso Pena, orientando os interessados.

“É importante que as pessoas não observem a olho nu, pois é preciso um instrumento apropriado para isso, devido ao risco de queimadura na retina. A potência irradiada pelo sol é muito alta, mesmo numa situação de eclipse, e isso pode gerar algum dano na retina”, explicou o professor do Instituto Hamilton Pavão.

Ainda conforme o profissional, o ideal é que as pessoas usem óculos de soldador, com um filtro número 14 e observem apenas 15 segundos.

“É recomendado que a visualização seja de apenas 15 segundos, parar 3 minutos e voltar a visualizar por mais 15 segundos. Também não é orientado observar com outros objetos como ‘chapa’ de raio-x, óculos ou outro material, que não os óculos apropriados”, alertou.

Ao todo, o clube irá distribuir cerca de 50 óculos aos participantes e a comunidade presente será convidada a permanecer no local para observação do céu noturno utilizando telescópios.

🚫ATENÇÃONunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

Fonte: Agência Brasil

Notícias semelhantes